Os controles de animação em softwares 3d estão mais associados à animação de personagens, mas os seus usos podem ser os mais variados. Por exemplo, para a animação de elementos direcionados a representação de projetos arquitetônicos, podemos usar esses tipo de ferramenta para criar controles para a abertura de portas e janelas. Já faz algumas semanas que publiquei aqui no blog um tutorial sobre o assunto, mas também direcionado para aplicação em personagens virtuais. No Blender 3D essa ferramenta se chama Shape Keys, mas em outros softwares é possível encontrar a mesma ferramenta com o nome de Morph Target ou Morph.

O vídeo abaixo foi gravado com o objetivo de mostrar a funcionalidade da ferramenta no Blender, com a criação de um sistema parecido com o de uma porta de correr. Nesse caso, a porta tem duas posições, estando totalmente aberta ou fechada e controlada com o uso de shape keys e um widget que fica disponível na 3d View. A vantagem em usar esse tipo de ferramenta é a praticidade, pois com um controle único é possível determinar se as duas portas estão na posição aberta ou fechada.


Shape Keys to animate Architectural Elements in Blender 3D from Allan Brito on Vimeo.

Para assistir ao vídeo em HD, visite esse link.

A parte de criação do tutorial é realmente simples, apenas cubos deformados que mostram a forma de uma parede e depois da porta em si.

O segredo do tutorial é seguir o mesmo princípio usado para a animação dos olhos, mas agora aplicado apenas nas portas. Assim que as portas estiverem criadas, podemos criar os shape keys correspondentes para a posição das portas fechadas e abertas. Para as portas do tipo correr, como foi o caso das portas usadas nesse tutorial, o processo é bem simples, basta mover as mesmas sobre o próprio eixo, para conseguir o efeito.

Quando os shape keys estiverem criados, podemos acionar a janela de scripts e com o Shape Widget Wizard, criar controles de animação para determinar a posição das mesmas. Assim, com maquetes em que é necessário elaborar animações, fica muito mais fácil coordenar a posição da câmera e abrir as portas quando a mesma estiver se aproximando. Sem o uso dos controles, seria necessário adicionar keyframes de maneira individual para cada porta.

Esse é mais um exemplo da aplicação do Blender 3D para a produção de material para visualização de projetos arquitetônicos.