A compreensão e domínio do espaço 3d é apenas um dos desafios para quem se interessar em trabalhar com animação 3d. Para muitas pessoas a visão espacial não é o problema, mas sim o domínio de um elemento para o qual geralmente não nos preocupamos muito, que é o tempo. No nosso cotidiano, a preocupação com o tempo está mais relacionada com a organização do mesmo em termos de tarefas. Temos os nossos compromissos e precisamos organizar os mesmos de maneira sincronizada para que tudo aconteça.

Em animação, o problema está na organização do tempo para ações e a manipulação de uma unidade de medida nova, que é o frame. Lidar com minutos e segundos já é complicado, ainda mais quando começamos a manipular o tempo usando quadros, que podem variar muito dependendo do framerate. Nos softwares 3d, esse tipo de gerenciamento pode ser realizado em janelas ou menus especiais chamados de timeline.

O gerenciamento do tempo na timeline pode ao mesmo tempo ser fácil ou complicado, dependendo da gama de ferramentas oferecidas pelo software que você escolheu para trabalhar. A timeline do 3ds Max, aquela que fica logo abaixo das Viewports, não é a ferramenta mais prática do mundo de trabalhar, devo admitir que é perfeitamente possível configurar animações com ela, mas o seu funcionamento poderia ser muito melhor. Pois é exatamente essa melhoria da timeline que o script desenvolvido em MAXScript, chamado de Timeline Addon.

O script adiciona uma barra de ferramentas extra na interface do 3ds Max, que permite entre outras coisas o controle e manipulação dos keyframes direto na timeline. O vídeo abaixo mostra as opções que o script adiciona e descreve com vários exemplos os processos otimizados.


Timeline Addon from Andreas Meißner on Vimeo.

Entre as opções disponíveis, estão o ajuste dos frames inicial e final que devem ser exibidos na timeline e também a distância entre o início e começo da animação. Tudo isso sem a necessidade de abrir as propriedades da animação. Outro ponto interessante é a manipulação de keyframes já existentes, em que podemos mover esses keyframes usando medidas exatas de tempo.

Se você é usuário do 3ds Max, pode fazer o download do script de maneira totalmente gratuita. Ao que parece é uma ajuda e tanto para quem precisa usar muito a timeline.