Tutorial de modelagem poligonal no Blender: Criando uma orelha

O tutorial indicado nesse vídeo faz parte de um conjunto de cinco vídeos lançados com o objetivo de mostrar o processo de criação de uma cabeça realista. Mesmo sendo um dos tipos de modelagem mais comuns, devido as necessidades dos artistas 3d em produzir esse tipo de material para os mais variados fins, podemos encontrar tutoriais de modelagem para cabeça, usando as mais variadas técnicas. Nesse caso, escolhi o vídeo que mostra apenas a modelagem da orelha, por ser a parte mais difícil de organizar em termos de topologia.

Quando você conseguir modelar uma orelha humana realista em pouco tempo, pode considerar isso um divisor de águas em termos de habilidade de modelagem. Ainda hoje conheço alguns artistas 3d que tem pavor, ou evitam trabalhar com a modelagem de orelhas. A técnica usada pelo autor do tutorial para criar a orelha, segue a risca a cartilha da modelagem poligonal, em que uma série de faces, nesse exemplo é usado um círculo extrudado, recebe deformações para assumir a forma do objeto.

O primeiro passo é desenhar a forma aproximada da orelha usando apenas curvas, para depois criar as faces adaptando a sua forma ao que foi desenhado anteriormente. No caso da orelha, fica clara a dificuldade e complexidade da topologia nos primeiros minutos do tutorial, pois em pouco tempo temos um verdadeiro emaranhado de arestas e vértices.

Com a topologia do modelo 3d pronta, boa parte do trabalho de construção da estrutura do modelo 3d foi concluída. O próximo passo agora é organizar as superfícies e vértices do modelo 3d no espaço. O autor organizou o modelo 3d praticamente em dois eixos apenas, e agora é necessário trabalhar no terceiro eixo e atribuir profundidade ao modelo da orelha.

Se você quiser praticar modelagem 3d orgânica com objetos um pouco mais complexos, recomendo muito seguir esse tutorial, que apesar de exigir um pouco de paciência é simples o suficiente para que artistas sem experiência possam tentar.

Mas, caso você queira o conjunto completo de tutoriais, a lista abaixo tem o começo do processo com a criação da cabeça completa. A orelha é a última parte.

Mesmo que você não use o Blender 3D, o tutorial é executado usando subdivisão que é aplicável em qualquer software 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem poligonal no Blender: Criando uma orelha”

  1. ola, td bem? entao, queria saber se vc sabe de alguma coisa no blender, e é compativel com arquivo psd do photoshop, ou entao como faço pra usar outro tipo arquivo parecido com do photoshop. Eu queria fazer uma animaçao parecido como da vinheta da novela da tarde “senhora do destino” da globo, quando a camera passeia entre as fotos dos personagens, entao é isso que queria fazer, eu recortava um corpo de um personagem da figura e colocava num cenario. ok? por favir seria muito importante pra mim, adoro seus trabalhos, eu e meus amigos sempre vemos novidades suas, um abraçao!

  2. Gostaria de saber se consigo com esse tipo de curso elaborar moldes de personagens infantis (Mickey, bichos da floresta, etc) para confeccionar em espuma, pois trabalho com decoração de festas infantis, preciso comprar os moldes e gostaria de aprender eu mesma a elaborá-los.
    Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *