O que é necessário para conseguir elaborar uma cena realista em 3D? Essa não é uma pergunta simples de responder e pode depender de vários fatores e pequenos ajustes realizados pelo artista, dependendo do contexto em que a cena 3d precisa ser renderizada. Mas, mesmo com todos esses fatores influenciando o realismo da cena, ainda é possível identificar alguns itens que podemos fazer a diferença no render. Uma das coisas que sempre falo para meus alunos, e repito sempre que possível aqui no blog, é que o estudo de fotografia pode ser determinante para a qualidade de uma renderização.

Quando estudamos fotografia, os assuntos abordados envolvem a escolha da iluminação, lentes e técnicas de difusão da luz em estúdio, que é um ambiente muito parecido com uma cena em 3d. A cena em 3d, assim como o estúdio, é um ambiente desprovido de iluminação e que precisa de fontes de luz para conseguir mostrar de maneira satisfatória, uma pessoa ou objeto na cena.

Quais são essas técnicas e ajustes que podemos fazer em ambientes e softwares 3d, para conseguir o desejado realismo? Para responder a essa pergunta, recomendo que você visite essa página com dicas sobre renderização realista que está publicada nos fóruns da CG Society. Na verdade, o link leva para uma página em que um artista perguntou exatamente isso nos fóruns, e para completar a discussão e ajudar na resolução do problema, vários artistas estão adicionando listas de itens que devem ser considerados para que seja possível renderizar uma cena em 3d com realismo.

Blender 3D and YafaRay

A melhor parte da discussão é que não está sendo abordado nenhum software em especial, apenas as dicas gerais de como é possível trabalhar com iluminação, materiais e câmeras.

Entre as mais diversas dicas que foram apresentadas na discussão, podemos destacar:

  • Usar sempre tipos de luzes que correspondam fisicamente ao que será usado na cena real
  • Escolher um renderizador do tipo Unbiased, como o Maxwell Render, Fryrender ou Indigo Render
  • Use sempre câmeras físicas com os valores corretos de lente e abertura
  • Sempre considere fatores como a exposição da câmera
  • Nos objetos que precisam de texturas, sempre considere o uso de mapeamento do tipo UV
  • Use sempre as cores corretas para os diversos tipos de luzes. As cores são correspondentes as temperaturas na escala Kelvin.
  • Sempre que possível adicione as distorções características de uma câmera fotográfica, para que a imagem fique o mais fiel a realidade

Como faço para aprender mais sobre fotografia? O melhor documento que já encontrei sobre o uso da fotografia misturado com conceitos de computação gráfica, é o guia publicado pela Random Control para o renderizador Fryrender. Você pode encontrar o guia sobre fotografia para artistas 3d nesse link, basta procurar pelo artigo chamado Introduction to Photography, o arquivo está no formato PDF.

Seja qual for o software que você use para trabalhar, as dicas podem ser aplicadas no Blender 3D, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, LightWave e Softimage sem maiores problemas.