O controle energético em projetos arquitetônicos é assunto de grande interesse hoje em dia, devido aos problemas com o aquecimento global. Isso faz com que os profissionais que trabalham com maquetes eletrônicas e ajudam no desenvolvimento de edificações, precisem encontrar meios de oferecer esse tipo de serviço na criação de maquetes. O SketchUp é um dos softwares que oferece a maior quantidade de ferramentas para oferecer opções relacionadas ao controle energético. Algumas dessas ferramentas são mais simples e outras um pouco mais sofisticadas, como o VE-Ware da IES que permite verificar o consumo energético da edificação.

Mas, e se o artista 3d ou arquiteto quiser apenas estudar a insolação da edificação ao longo do ano? Para isso é possível usar o plugin para o SketchUp chamado Sun Tools, desenvolvido por um professor universitário. Essa ferramenta adiciona ao SketchUp, e em volta do modelo 3d, as linhas com a trajetória do sol ao longo de períodos de tempo definidos.

Como funciona?

Depois de instalar o plugin, uma nova barra de botões estará disponível na interface do SketchUp:

sketchup-sun-plugin-01

Essa é a descrição de cada um dos botões:

  • Sun Path: Esse é o botão que efetivamente cria as trajetórias do sol ao redor do modelo 3d. Ao clicar nele, poderemos escolher a época do ano e período de tempo em que queremos visualizar os dados. Sempre que você for utilizar o plugin, essa opção será sempre usada para projetar a trajetória do sol!
  • Sun Pos: Aqui podemos destacar a posição do Sol em um determinado dia e horário. Depois de acionar a opção, um círculo maior aparece nas linhas de trajetória do sol.
  • Sun View: Essa opção gera uma seqüência de imagens que é salva em uma pasta no seu computador, com o movimento do sol ao longo de um determinado período.
  • Target: Por último, essa opção permite determinar um alvo para o sol e estudar a penetração da luz solar em aberturas como portas e janelas.

Veja um exemplo abaixo da trajetória do sol para a região de Recife:

sketchup-sun-plugin-02

Para gerar essas trajetórias do sol, foi necessário apenas determinar que o modelo 3d estava situado nas coordenadas geográfica de Recife e acionar o botão Sun Path. O processo de criação das trajetórias foi totalmente criado pelo Sun Tools.

Uma coisa que não mencionei ao longo do artigo é que o plugin é totalmente gratuito e pode ser copiado no link indicado logo no início desse artigo. Para instalar o mesmo é necessário um número serial, que é enviado por e-mail depois que você se cadastrar no web site do plugin.