Blender 3D 2.49 previsto para Maio e concurso para escolher a Splash Screen

Ao que tudo indica teremos uma nova versão do Blender 3d lançada em meados de Maio. Assim como já tinha comentado aqui no blog, essa será uma versão intermediária entre o Blender 3D 2.48 e o tão esperado e quase lendário 2.50. Com o lançamento do Blender 2.49, uma das tradições mais legais do desenvolvimento do Blender está novamente disponível e aberta a todos os artistas 3d e usuários do software, que é a escolha da Splash Screen do Blender. Mas, o que é uma splash screen? Essa é aquela imagem que visualizamos ao abrir o software e que nas últimas versões do Blender foi totalmente dominada por imagens dos projetos Big Buck Bunny e Yo Frankie!. Nada mais justo para os projetos que adicionaram tantas ferramentas e opções novas ao Blender.

Até o lançamento desses projetos, a maioria das imagens escolhidas para a splash screen do Blender 3d foi escolhida entre diversas imagens publicadas por usuários nos fóruns de usuários do Blender, mais especificamente o Blenderartists.org. Caso você tenha interesse em tentar fazer com que uma das suas imagens seja escolhida como splash screen do Blender 2.49, as informações e o template usado para a imagem podem ser encontrados nesse endereço. Existem algumas regras simples que você deve seguir para que a imagem seja considerada, como não usar o logo do Blender ou a imagem da suzanne no render. A imagem também deve ser produzida inteiramente no Blender 3D, sem o auxílio de nenhum tipo de renderizador externo.

rocketman_splash_2.49-3.png

Autor da imagem – Rocketman (Exemplo de splash produzida por usuários)

E o que podemos esperar do Blender 2.49? Quais as novidades?

Mesmo com vários projetos em andamento no Blender, nem todos conseguiram alcançar o patamar mínimo para lançamento. Por exemplo, ainda não será dessa vez que veremos projetos como o B-Mesh ou a integração com o Freestyle, mas a lista de novidades é bem interessante:

  • Editor de nós para texturas
  • Texturas baseadas em vídeo para a game engine
  • API melhorada para integrar os blocos de lógica na game engine
  • Etch-a-ton, que permite desenhar os bones dos personagens
  • Atualização na game engine
  • Correção de bugs e problemas

Esse é um resumo das novidades, que mesmo tento uma vasta lista destinada ao desenvolvimento de jogos, mostra algumas opções interessantes como o Etch-a-ton, que já apareceu aqui no blog também. O editor de nós para texturas deve trazer ainda mais flexibilidade e opções de criação para o Blender.

Ao que tudo indica, uma versão de testes deve ser disponibilizada ainda no final desse mês. Assim que for publicada, aviso aqui no Blog e faço uma análise das ferramentas.

Agora é só esperar.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Blender 3D 2.49 previsto para Maio e concurso para escolher a Splash Screen”

  1. Muito legal Allan, agora quanto ao (já) lendario Blender 2.50, veremos ele em nossos pcs ainda este ano? Você acha que haverá algum esforço para tornar a interface mais intuitiva?

  2. Puxa, ainda não conheço completamente o Blender 2.48.
    E as atualizações não páram!

  3. Que é isso! Ainda tem gente que levanta empecilhos quanto à interface do Blender?
    .
    Pois olha, na minha opinião, é justamente isso – uma interface EXTREMAMENTE diferenciada – que é uma das pérolas do Blender! Claro! Chega de tanto Windilismo (tudo tem que ter a cara do Windows, o jeito do Windows, blá, blá, blá…)
    .
    Quero novidades; quero um olhar diferente; quero saber que se pode ser bonito e inteligente fora da convenção Microsoft; eu quero é Blender!!!!! Que venha a 2.49!
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *