Ferramenta Soft Selection no Autodesk Maya 2009

Entre a maioria dos artistas 3d o Maya é conhecido como sendo uma das ferramentas de modelagem e animação mais poderosas e robustas do mercado. Mas, mesmo assim ele não é perfeito e até pouco tempo atrás, algumas ferramentas e funções ditas como básicas não estavam, disponíveis para ele. Por exemplo, até pouco tempo atrás não existia de maneira nativa uma opção para fazer Soft Selection. Caso você não saiba o que é o Soft Selection, essa é aquela ferramenta que permite selecionar um objeto, como um vértice, e fazer com que os objetos ao redor dessa posição sejam selecionados também para aplicar transformações.

As únicas opções que se aproximavam de um Soft Selection no Maya eram o Soft Modification, semelhante ao Proportional do Blender 3D, ou então usar o Paint Selection tool. Por exemplo, no 3ds Max já existe uma ferramenta chamada de Soft Selection no painel de edição dos polígonos há um bom tempo.

Desde a versão 2009 o Maya ganhou uma ferramenta de seleção chamada de Soft Selection tool, para remediar essa falta. Mesmo sem a ferramenta, os artistas que precisassem usar alguma coisa parecida, podiam muito bem adaptar scripts em MEL para elaborar ferramentas semelhantes a essa. Caso você tenha começado a usar o Maya 2009, ou simplesmente gostaria de conhecer o funcionamento desse Soft Selection, o tutorial abaixo mostra como é possível usar a ferramenta com a manipulação de primitivas geométricas simples.

O vídeo faz uma comparação entre o Soft Modification e o Soft Selection do Maya, mostrando que com a primeira ferramenta, acabamos com alguns elementos extras na tela para controlar as deformações. Já com a ferramenta de seleção o resultado é aplicado aos objetos selecionados sem o intermédio de nenhum controlador.

Para ativar a ferramenta Soft Selection, basta acionar a tecla P enquanto você tiver algum elemento como vértice, aresta ou face selecionados. Depois é possível controlar o raio de influência da ferramenta, para adicionar ou remover objetos da seleção. O funcionamento é bem parecido ao que acontece com o 3ds Max, em que as cores dos objetos determinam a força com que os mesmos são deformados nas transformações.

Se você é usuário do Maya 2009 e não conhecia essa opção, recomendo fazer um teste! A modelagem orgânica ficará ainda mais fácil.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Ferramenta Soft Selection no Autodesk Maya 2009”

  1. grannnde allan..eu estava msm procurando informaçoes sobre essa ferramenta!! vlwsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *