Entre a maioria dos artistas 3d o Maya é conhecido como sendo uma das ferramentas de modelagem e animação mais poderosas e robustas do mercado. Mas, mesmo assim ele não é perfeito e até pouco tempo atrás, algumas ferramentas e funções ditas como básicas não estavam, disponíveis para ele. Por exemplo, até pouco tempo atrás não existia de maneira nativa uma opção para fazer Soft Selection. Caso você não saiba o que é o Soft Selection, essa é aquela ferramenta que permite selecionar um objeto, como um vértice, e fazer com que os objetos ao redor dessa posição sejam selecionados também para aplicar transformações.

As únicas opções que se aproximavam de um Soft Selection no Maya eram o Soft Modification, semelhante ao Proportional do Blender 3D, ou então usar o Paint Selection tool. Por exemplo, no 3ds Max já existe uma ferramenta chamada de Soft Selection no painel de edição dos polígonos há um bom tempo.

Desde a versão 2009 o Maya ganhou uma ferramenta de seleção chamada de Soft Selection tool, para remediar essa falta. Mesmo sem a ferramenta, os artistas que precisassem usar alguma coisa parecida, podiam muito bem adaptar scripts em MEL para elaborar ferramentas semelhantes a essa. Caso você tenha começado a usar o Maya 2009, ou simplesmente gostaria de conhecer o funcionamento desse Soft Selection, o tutorial abaixo mostra como é possível usar a ferramenta com a manipulação de primitivas geométricas simples.

O vídeo faz uma comparação entre o Soft Modification e o Soft Selection do Maya, mostrando que com a primeira ferramenta, acabamos com alguns elementos extras na tela para controlar as deformações. Já com a ferramenta de seleção o resultado é aplicado aos objetos selecionados sem o intermédio de nenhum controlador.

Para ativar a ferramenta Soft Selection, basta acionar a tecla P enquanto você tiver algum elemento como vértice, aresta ou face selecionados. Depois é possível controlar o raio de influência da ferramenta, para adicionar ou remover objetos da seleção. O funcionamento é bem parecido ao que acontece com o 3ds Max, em que as cores dos objetos determinam a força com que os mesmos são deformados nas transformações.

Se você é usuário do Maya 2009 e não conhecia essa opção, recomendo fazer um teste! A modelagem orgânica ficará ainda mais fácil.