Efeitos com Cinema 4D: Plugin capaz de simular fumaça em 3D

O processo de criação de efeitos e animações que simulam comportamentos físicos é um dos tipos de animação mais complicados de criar, pois exige controle e interação de diversos objetos minúsculos e o trabalho com algo difícil de manusear em 3d, chamado de partículas. Na maioria dos softwares 3d esse tipo de animação sempre é criado com o auxílio de plugins ou softwares extras, que permitem ao artista 3d trabalhar com ferramentas específicas. Não é por acaso que existe um vasto mercado e demanda por ferramentas como o RealFlow. O próprio Blender 3D começou a receber atenção de outros artistas 3d e estúdios, depois que o mesmo incorporou um sistema para simular fluidos. Imagine o impacto que teve no mercado, uma ferramenta gratuita como o Blender possibilitar a criação de animações, que antes precisavam de softwares caros como o RealFlow.

Além dos fluidos, outro tipo de animação que exige muito de qualquer software é a simulação de fumaça. Se você é usuário do Cinema 4D, pode tentar usar uma ferramenta que produz resultados impressionantes na simulação de fumaça chamada Turbilence 4D. Essa ferramenta é derivada de um filtro já existente para o Adobe After Effects e que realiza função semelhante. Como a versão para o Cinema 4D ainda está em desenvolvimento, você pode fazer o download do Turbulence 4D para Cinema 4D nesse link dos fóruns CG Society.

plugin-cinema4D-fumaca-particulas.jpg

No link indicado acima é possível encontrar dois vídeos de demonstração que mostram muito bem o potencial da ferramenta, assim como o endereço para fazer o download do Turbulence em fase Beta. Mesmo sendo em fase beta, as mensagens e material publicado no fórum mostram que já é possível fazer muita coisa com ele. Aproveite

O mais interessante desse tipo de plugin é que apesar de ser direcionado para a simulação de gases, a base dele é a simulação de líquidos, o que torna qualquer software capaz de trabalhar com fluidos diretamente capaz de elaborar esse tipo de material.

Quando o Turbulence estiver estável, ele estará disponível apenas como uma versão DEMO. O que significa que não será mais possível fazer o download gratuito da ferramenta completa.

O Blender 3D é uma excelente alternativa para esse tipo de animação, e pode suprir as necessidades da maioria dos artistas 3d que precisam trabalhar com simulações físicas. Existe até um projeto no Blender 3D, para que o sistema de fluidos ganhe uma expansão capaz de configurar animações próprias para simular interação de gases.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Efeitos com Cinema 4D: Plugin capaz de simular fumaça em 3D”

  1. ola gostaria de como baixar esse pluguinho de efeito fumassa? os links para baixar estão quebrados. me add no msn assim fica melhor de dialogar com vc ok obrigado MSN: junior_lid@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *