O processo de criação de efeitos e animações que simulam comportamentos físicos é um dos tipos de animação mais complicados de criar, pois exige controle e interação de diversos objetos minúsculos e o trabalho com algo difícil de manusear em 3d, chamado de partículas. Na maioria dos softwares 3d esse tipo de animação sempre é criado com o auxílio de plugins ou softwares extras, que permitem ao artista 3d trabalhar com ferramentas específicas. Não é por acaso que existe um vasto mercado e demanda por ferramentas como o RealFlow. O próprio Blender 3D começou a receber atenção de outros artistas 3d e estúdios, depois que o mesmo incorporou um sistema para simular fluidos. Imagine o impacto que teve no mercado, uma ferramenta gratuita como o Blender possibilitar a criação de animações, que antes precisavam de softwares caros como o RealFlow.

Além dos fluidos, outro tipo de animação que exige muito de qualquer software é a simulação de fumaça. Se você é usuário do Cinema 4D, pode tentar usar uma ferramenta que produz resultados impressionantes na simulação de fumaça chamada Turbilence 4D. Essa ferramenta é derivada de um filtro já existente para o Adobe After Effects e que realiza função semelhante. Como a versão para o Cinema 4D ainda está em desenvolvimento, você pode fazer o download do Turbulence 4D para Cinema 4D nesse link dos fóruns CG Society.

plugin-cinema4D-fumaca-particulas.jpg

No link indicado acima é possível encontrar dois vídeos de demonstração que mostram muito bem o potencial da ferramenta, assim como o endereço para fazer o download do Turbulence em fase Beta. Mesmo sendo em fase beta, as mensagens e material publicado no fórum mostram que já é possível fazer muita coisa com ele. Aproveite

O mais interessante desse tipo de plugin é que apesar de ser direcionado para a simulação de gases, a base dele é a simulação de líquidos, o que torna qualquer software capaz de trabalhar com fluidos diretamente capaz de elaborar esse tipo de material.

Quando o Turbulence estiver estável, ele estará disponível apenas como uma versão DEMO. O que significa que não será mais possível fazer o download gratuito da ferramenta completa.

O Blender 3D é uma excelente alternativa para esse tipo de animação, e pode suprir as necessidades da maioria dos artistas 3d que precisam trabalhar com simulações físicas. Existe até um projeto no Blender 3D, para que o sistema de fluidos ganhe uma expansão capaz de configurar animações próprias para simular interação de gases.