Clicky

Captura de movimento para animação 3D: Sistema de baixo custo

Nas minhas aulas sobre animação 3d o assunto sempre é direcionado para a parte mais artística da animação, em que o movimento dos personagens precisa ser totalmente controlado pelo animador, usando os velhos e bons keyframes. Mas, hoje em dia essa não é a única maneira de trabalhar com animação, existindo também uma boa gama de recursos e ferramentas voltados à captura de movimento, que ajudam muito em animações complexas. Mas, infelizmente esse tipo de sistema está fora das possibilidades da maioria dos projetos que não dispõe de orçamentos relativamente “folgados”, pois o equipamento é caro. Não só o equipamento, mas o ambiente em que a captura é realizada também precisa ser especialmente preparado para receber o projeto.

Por isso, acabo trabalhando apenas com arquivos de captura de movimento já prontos, que servem como exemplo para os alunos, mas o ideal mesmo é fazer com que os mesmos possam planejar e executar o procedimento. Se você sempre quis trabalhar com sistemas assim, uma empresa chamada Ipi Soft está desenvolvendo um software capaz de realizar captura de movimento para animação, usando apenas câmeras do tipo Webcam.

Sim, você precisará apenas de duas webcams e um computador para processar as informações e a sua captura de movimento estará pronta! Quer ver um exemplo? Veja o vídeo abaixo em que o pessoal da empresa demonstra o software em ação, usando nada mais que duas câmeras para capturar o movimento.

Uma coisa que fica evidente na animação final é a qualidade da captura que poderia ser melhorada, em vários momentos o personagem parece “flutuar” sobre o plano em que está apoiado. Esse é um dos problemas, e a fluidez dos movimentos também não está perfeita, mas para fins didáticos a projetos que não requerem estruturas e investimentos complexos, o software é mais que suficiente.

A técnica usada para fazer a captura é baseada no cruzamento das informações das duas câmeras, que precisam ser localizadas no espaço 3d antes de começar a gravação. Depois que as mesmas estiverem localizadas, basta começar a gravação e os dados são calculados.

Esse tipo de captura é ideal para trabalhar refinamento de movimento com animadores, em que é manipulado um arquivo de animação com os movimentos ainda rústicos, e o animador precisa aos poucos ajustar as curvas e keyframes. Boa parte do trabalho de animação já estaria feito, com a base vinda da captura de movimento.

A empresa promete para um futuro próximo, a capacidade de fazer captura facial também, mas para isso será necessário trabalhar com câmeras de resoluções melhores. Qual o custo total dessa solução? O software para captura de movimento custa 250 dólares, o que é perfeitamente aceitável perto do benefício e velocidade que a ferramenta pode atribuir a qualquer projeto de animação.

É uma ótima opção para escolas e instituições interessadas em cursos de animação 3d.

2017-04-11T10:32:03+00:00 By |Animação, Tecnologia|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Idelson 13/04/2009 em 8:09 pm

    Que legal isso, mas tomara que futuramente não se acostumem com tais automatismos, pois acho que acaba um pouco com a técnica e a criatividade do animador.

    Esse “método” de mocap seria um tipo rotoscópia?

    Acho que minha pergunta foi redundante rs

  2. Weder Clay 14/04/2009 em 8:08 am

    Muito interessante. Talvez, em um teste com movimentos mais simples, o softwares se saia bem, pois esse tipo de dança requer muitos movimentos dos pés (quicando, girando…). Observe que quando o ator está se movimentando com apenas um pé, ele “quica” com a ponta do mesmo, isso não foi detectado, por isso a sensação de flutuar. (já pratiquei street dance, hehehe)

  3. Rodrigo Santiago 15/04/2009 em 1:30 pm

    Legal! Ja tinha visto captura de expressão facial pela webcam, mas isso aí ainda não. Poderia ter ficado “menos flutuante” se o cara tivesse feito o rigg dos pés também… mas é só corrigir que fica bom também.

    []

  4. k@k@ 24/04/2009 em 2:38 pm

    eu num sei direito o Q é isso + eu acho q seja as pessoas falndo e sendo reproduzido no desenho!!rsrs… é?
    rsrs…….bjsssssssssssssssssssssss………..
    dolu sempre……….

Deixar Um Comentário