A cada dia que passa o Blender 3D é mais usado para produzir material publicitário de alto nível. Dessa vez a campanha que usa o Blender 3D para representar produtos em ambientes virtuais é a do Fiat Stilo Blackmotion. A parte 3D do web site da campanha foi totalmente produzida com o Blender 3D e renderizada no Indigo e também YafaRay. O responsável por mais um belo projeto com o Blender foi o Teisson Fróes, que já apareceu aqui no Blog com uma série de trabalhos voltados para a área de publicidade. Dessa vez o seu desafio foi muito grande, pois o mesmo precisada entregar animações e imagens de alto grau de realismo. Como ele fez para conseguir finalizar o projeto? Quais os desafios?

Para mostrar um pouco mais sobre o desenrolar do trabalho, fiz uma pequena entrevista novamente com o Teisson, em que ele me passou alguns dos dados sobre o projeto.

fiatstilo-blender3d.jpg

A primeira coisa que você deve estar se perguntando é: qual o motivo de usar dois renders como o Indigo e o YafaRay? Segundo o artista, a decisão foi técnica e baseada nos tempos de render oferecidos pelo Indigo para animação, sem mencionar a quantidade de dados. Cada arquivo do modelo 3d relativo ao carro, ficou com aproximadamente 200 MB em XML. Cada um dos frames da animação no Indigo precisava de um modelo como esses, e fica fácil perceber que qualquer projeto com mais de 100 frames já requer 20GB de tráfego na rede (esse projeto em particular precisava de 60GB).

campanha-fiat-blender3d-indigo-yafray.png

Clique na imagem para ampliar

Por isso, para as animações foi usado o YafaRay pela resposta mais rápida do software em relação ao tempo de render e também a quantidade de dados necessária para finalizar o projeto. Nas imagens estáticas, o Indigo mostrou sua qualidade de renderizador Unbiased e apresentou resultados superiores ao YafaRay em termos de realismo, mas ainda assim é dispendioso para animações.

Na modelagem do carro, o maior desafio foi trabalhar com o modelo enviado pela própria Fiat que estava em NURBS. O modelo havia sido construído com grande nível de detalhes no Maya, usando NURBS e a conversão do mesmo para o formato de polígonos, resultou em um único arquivo com 150 MB de tamanho no Blender 3D.

Essas foram algumas informações técnicas do projeto para que você possa ter uma visão geral sobre os desafios enfrentados pelo Teisson, e as soluções encontradas para finalizar o projeto. Para saber mais sobre o projeto e utros trabalhos do artista, recomendo uma visita ao seu web site, em que é possível conferir outros projetos usando o Blender.