O uso de cenas usando diferentes camadas de renderização pode muito bem salvar um projeto que precisa de pequenas correções, mas não tem muito tempo disponível antes que o prazo de entrega se encerre. Ainda é um pouco complicado explicar a natureza e vantagens desse tipo de renderização para artistas 3d iniciantes, pois o conceito de renderização em camadas não é facilmente percebido, principalmente por quem não tem experiência com problemas na pós-produção. Com o passar do tempo e a vivência de projetos de modelagem e renderização, fica mais fácil entender as vantagens desse método.

Caso você ainda esteja nessa fase de “entender” como funciona a separação de renders em camadas, um tutorial gratuito sobre a organização de imagens em camadas pode ajudar no seu aprendizado. Em um mesmo tutorial, um artista 3d mostra como gerar imagens separadas em várias camadas de renderiação usando o Maya com Mental Ray e também 3ds Max com V-Ray. A mesma técnica e procedimentos, mas com dois softwares e renderizadores diferentes.

Mesmo que você já conheça um pouco da técnica, recomendo que assista ao tutorial sobre a configuração de camadas de renderização ao menos com o V-Ray, pois não é muito fácil encontrar material de referência para esse tipo de edição com o renderizador.

tutorial-3dsmax-vray-maya-mental-ray

Os vídeos estão disponíveis em 720p (HD), o que deixa a visualização dos menus e opções acessadas nos tutoriais bem visíveis e fáceis de acompanhar.

No tutorial, o autor mostra o processo de renderização de uma cena que apresenta um robô em um ambiente fechado. A renderização da cena acaba gerando um arquivo EXR com todas as camadas de renderização. As camadas separam elementos da imagem como as informações da iluminação global, reflexões, sombras, plano de fundo entre outros. Com essas imagens geradas e configuradas, o tutorial mostra como é possível unir e editar as informações no Nuke.

O Nuke é um software de composição sofisticado e que pode mesclar as camadas de várias maneiras. Se você nunca viu o Nuke em ação, pode aproveitar para conhecer um pouco mais do software.

O tutorial completo é composto por seis vídeos, em que três vídeos são dedicados a edição com o Maya e Mental Ray, depois mais três dedicados o 3ds Max e V-Ray.