O cuidado com a topologia de um modelo 3d é fundamental para qualquer artista especializado em modelagem, pois uma topologia bem organizada é o melhor sinal que temos para identificar se a pessoa que elaborou o modelo 3d tem prática ou conhecimento sobre o que estava fazendo. Antes de mais nada, o que é topologia? Caso você não saiba o que é topologia, essa é a palavra que usamos para designar a organização das arestas sobre uma superfície em 3d. Da próxima vez que você visualizar um modelo 3d, perceba como existem diferentes maneiras de representar a topologia para as mesmas partes de um personagem. Por exemplo, na modelagem do nariz é possível encontrar o mesmo modelo 3d representado com faces e arestas organizadas de várias maneiras. Algumas delas mais limpas e outras com pequenos problemas, como faces triangulares.

Algumas vezes um artista 3d percebe que a topologia usada no seu modelo 3d não é adequada para um determinado uso, que geralmente está relacionado com animação, e precisa alterar a topologia do modelo. Nesse ponto é que entra a retopologia, ferramenta que está presente na maioria dos softwares 3d. No 3ds Max existe um script desenvolvido em MAXScript que facilita em muito o trabalho de retopologia em modelos 3d. Para ter uma idéia do que é possível fazer com o script, o vídeo abaixo mostra o processo de retopologia para um personagem virtual:

Esse é um exemplo bem comum de aplicação da retopologia, em que você pode muito bem receber um modelo criado por outra pessoa para participar de uma animação. Mas, assim que você adiciona os bones e começa a deformar a malha para animação, percebe que a estrutura do modelo não favorece a deformação desejada.

No vídeo podemos acompanhar o script sendo usado para criar um modelo 3d derivado do que está sendo editado. A retopologia funciona exatamente dessa maneira, em que você usa um modelo como base, e usando técnicas para redesenhar a malha 3d, cria um novo objeto com a organização da arestas exatamente da maneira como você estava querendo. Com o script o processo fica mais fácil, mas mesmo assim é importante planejar a divisão das arestas antes de começar o processo de edição da malha, para evitar erros e a organização errada da malha.

A retopologia também é muito útil para artistas que gostariam de fazer versões diferentes de modelos 3d já existentes, em que a topologia e forma das faces pode ser usada como referência na modelagem de novos objetos.