Depois de um longo período de desenvolvimento a SideFX anunciou essa semana o lançamento do esperado Houdini 10, que reforça a posição do Houdini como um dos destaques entre as opções não relacionadas à Autodesk, para computação gráfica e animação 3d. Caso você não conheça o Houdini, ele é notoriamente conhecido entre artistas 3d pelas suas ferramentas avançadas de simulação física, que permitem criar animações extremamente realistas de partículas, rigid bodies e soft bodies. Além de todos esses recursos o Houdini permite criar e gerenciar os seus objetos usando nada mais que nós. O que torna a criação e manipulação de cenas no ambiente do Houdini totalmente procedural. Isso muda um pouco o paradigma de modelagem 3d e animação, mas atribui muita flexibilidade ao processo de criação.

houdini-10-pyrofx.jpg

Quais as novas ferramentas e novidades da versão 10 do Houdini? Para conseguir se enquadrar no novo mercado 3D que produz animações usando estereoscipia, o Houdini 10 permite visualizar imagens estereoscópicas no monitor e também pode renderizar vídeos com a tecnologia. Outra ferramenta que foi apresentada no Houdini 10 é o chamado IPR, que é uma acrônimo para Interactive Photorealistc Render. Esse novo sistema de renderização permite gerar imagens com o uso de Raytracing e também iluminação baseada em física real.

Para complementar as ferramentas de animação baseadas em física real, um novo módulo de animação chamado Pyro FX permite elaborar animações e simulações avançadas usando partículas simulando fumaça. Inclusive, a imagem que ilustra esse artigo é um exemplo de uso do Pyro FX do Houdini 10. Se você quiser aprender um pouco mais sobre o Houdini 10 e o Pyro FX, pode fazer o download de um tutorial em vídeo com aproximadamente 85 MB, que mostra o Pyro FX em ação e cria a simulação de fumaça para animação.

Uma série de vídeos e tutoriais, mostrando mais recursos e ferramentas do Houdini 10 pode ser copiada nesse endereço.

A SideFX já fez o lançamento simultâneo do Houdini 10 nas versões comercial e também no seu programa de aprendizado, chamado de Houdini 10 Apprentice. Essa versão do Houdini pode ser copiada de maneira gratuita e usada para fins educacionais. Existem apenas restrições no tamanho das imagens renderizadas, e também uma marca d'água nas imagens. Você encontra o apprentice disponível para Windows, Mac OS e Linux.

O lançamento da versão 10 do Houdini é uma resposta aos recentes lançamentos da Autodesk, com a adição de recursos como esteroscopia. Agora, os estúdios podem migrar o Maya para o Houdini, caso queiram produzir material usando essa tecnologia.