Houdini 10 disponível para download

Depois de um longo período de desenvolvimento a SideFX anunciou essa semana o lançamento do esperado Houdini 10, que reforça a posição do Houdini como um dos destaques entre as opções não relacionadas à Autodesk, para computação gráfica e animação 3d. Caso você não conheça o Houdini, ele é notoriamente conhecido entre artistas 3d pelas suas ferramentas avançadas de simulação física, que permitem criar animações extremamente realistas de partículas, rigid bodies e soft bodies. Além de todos esses recursos o Houdini permite criar e gerenciar os seus objetos usando nada mais que nós. O que torna a criação e manipulação de cenas no ambiente do Houdini totalmente procedural. Isso muda um pouco o paradigma de modelagem 3d e animação, mas atribui muita flexibilidade ao processo de criação.

houdini-10-pyrofx.jpg

Quais as novas ferramentas e novidades da versão 10 do Houdini? Para conseguir se enquadrar no novo mercado 3D que produz animações usando estereoscipia, o Houdini 10 permite visualizar imagens estereoscópicas no monitor e também pode renderizar vídeos com a tecnologia. Outra ferramenta que foi apresentada no Houdini 10 é o chamado IPR, que é uma acrônimo para Interactive Photorealistc Render. Esse novo sistema de renderização permite gerar imagens com o uso de Raytracing e também iluminação baseada em física real.

Para complementar as ferramentas de animação baseadas em física real, um novo módulo de animação chamado Pyro FX permite elaborar animações e simulações avançadas usando partículas simulando fumaça. Inclusive, a imagem que ilustra esse artigo é um exemplo de uso do Pyro FX do Houdini 10. Se você quiser aprender um pouco mais sobre o Houdini 10 e o Pyro FX, pode fazer o download de um tutorial em vídeo com aproximadamente 85 MB, que mostra o Pyro FX em ação e cria a simulação de fumaça para animação.

Uma série de vídeos e tutoriais, mostrando mais recursos e ferramentas do Houdini 10 pode ser copiada nesse endereço.

A SideFX já fez o lançamento simultâneo do Houdini 10 nas versões comercial e também no seu programa de aprendizado, chamado de Houdini 10 Apprentice. Essa versão do Houdini pode ser copiada de maneira gratuita e usada para fins educacionais. Existem apenas restrições no tamanho das imagens renderizadas, e também uma marca d'água nas imagens. Você encontra o apprentice disponível para Windows, Mac OS e Linux.

O lançamento da versão 10 do Houdini é uma resposta aos recentes lançamentos da Autodesk, com a adição de recursos como esteroscopia. Agora, os estúdios podem migrar o Maya para o Houdini, caso queiram produzir material usando essa tecnologia.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Houdini 10 disponível para download”

  1. Olá, Allan Brito!

    Estava procurando pelo Maya PLE 8.5, mas parece que não há mais essa versão.

    Agora, se quisermos entender sobre algumas ferramentas de tais programas, só para conhecer mesmo, teremos que apelar para as versões trial.

    Nesse momento, estou fazendo o download do Houdini Apprentice. Estava procurando pelo Maya PLE. Fui até o site da Autodesk e não há mais essa versão. Fui no site do Baixaki e encontrei o Houdini. E numa versão estilo o Maya PLE. Fiz uma pesquisa no Google sobre ele e aqui estou. Acabei de dar uma lida no seu artigo.

    Também estou acompanhando, aqui no seu blog, as novidades do Blender 2.50. Já vi um vídeo de um usuário de Blender usando a versão 2.50 e fiquei de boca aberta vendo o que essa versão é capaz de fazer. Podemos renderizar e ao mesmo tempo mexer, ou seja, editar o modelo em tempo real; pausar o render e etc. Incrível!

    Uma pergunta, Allan Brito! No seu livro “Blender 3D Guia do usuário” você fala sobre todas as ferramentas do Blender?

    Sei que essa pergunta parece meio tola. Mas quis perguntar.

    Um abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *