Tutorial SketchUp: Como usar o Auto-fold no SketchUp 7?

A modelagem 3d no SketchUp do Google apresenta várias facilidades, como o uso automático dos snaps para poder realizar transformações em modelos 3d usando os eixos do plano cartesiano de maneira automatizada. Mas, ainda assim é possível encontrar algumas pequenas restrições a modelagem. Por exemplo, ao desenhar elementos que estejam contidos em planos e superfícies no SketchUp, não é possível deformar esse objeto em eixos ou planos que não estejam contidos na superfície original. Por exemplo, imagine que você acabou de modelar uma parede e precisa fazer uma abertura nessa parede, o procedimento normal é desenhar um retângulo sobre essa superfície, para depois realizar um extrude.

Agora, imagine que esse mesmo retângulo que representa a abertura precisa ser deslocado um pouco nos eixos x ou y, mas o plano da parede está contido nos eixos x e z. O que vai acontecer nesse caso é que você é não vai conseguir realizar nenhum tipo de edição em eixos diferentes dos que contém o plano.

Ainda não entendeu? Assista ao vídeo abaixo, que mostra o procedimento completo, inclusive com a solução no SketchUp.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o problema é fazer algum tipo de edição em planos ou formar contidos em objetos 3d. No caso do vídeo, o autor tentou mover uma forma 2d para fora do plano em que o cubo havia sido criado e não conseguiu. A ferramenta usada para realizar a edição mostrada no tutorial se chama Auto-Fold e está disponível no SktechUp 6 e 7. Para usar a ferramenta, tudo que precisamos fazer é pressionar a tecla CTRL ou COMMAND no windows e Mac respectivamente.

Quando essa tecla for pressionada, o software permite realizar as transformações em eixos diferentes dos que estão representados no plano original.

Apesar de ser extremamente simples de usar, essa é uma dica valiosa para qualquer pessoa que está começando a trabalhar com o SketchUp para modelagem 3d. Como o SketchUp é usado nos mais variados projetos, desde o design de ambientes e projetos arquitetônicos, até mesmo a criação de cenários para jogos. A dica é muito útil para a maioria dos artistas 3d envolvidos com modelagem 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *