A quantidade de polígonos ou faces de um modelo 3d pode variar muito de acordo com os objetivos desejados ou projeto, mas uma coisa é certa quando falamos de polígonos: quanto menos deles estivermos manipulando na tela, melhor e mais rápida será a performance do computador. Por isso, sempre que é possível o artista 3d deve tentar trabalhar na modelagem de objetos 3d usando apenas as quantidades necessárias de polígonos para visualização. Ferramentas como o Subsurf do Blender 3D ou o TurboSmooth do 3ds Max atribuem maior grau de complexidade as superfícies com mais subdivisões, mas por outro lado deixam muito difícil a manipulação e deformação dos objetos. Em animação é muito complicado aplicar deformações em objetos com muitos detalhes.

Por isso, sempre que for possível é interessante usar um artifício ou truque para aplicar as deformações em malhas com poucos detalhes e faces, para depois transportar os movimentos para os modelos 3d mais detalhados, apenas no momento de renderizar. No Maya existe uma ferramenta chamada Wrap que faz exatamente esse tipo de operação, e o tutorial abaixo é um excelente exemplo de como o Wrap funciona.

No tutorial podemos acompanhar a aplicação de um deformador do tipo Wrap aplicado em dois modelos 3d simples, representando cilindros com valores bem diferentes de resolução. Um dos cilindros apresenta uma quantidade maior de polígonos e o outro é um modelo em Lowpoly.

Para que o modelo em Lowpoly possa controlar e deformar os vértices do cilindro com mais subdivisões, precisamos selecionar os vértices de ambos os objetos e entrar no conjunto de ferramentas para animação do Maya. Lá encontramos o menu Create Deformer. Escolha a opção Wrap e os vértices do objeto com menos resolução estarão deformando e controlando a forma do cilindro com mais detalhes.

Essa técnica pode salvar ou acelerar em muito o trabalho de edição em cenas mais complexas. Quem já trabalhou com animação 3d e cenas relativamente complexas já deve ter passado pela experiência de precisar modificar a visualização dos objetos na cena, e o software demorar vários minutos para atualizar a visualização, pois a quantidade de informação na tela é tão grande que a simples manipulação dos mesmos é difícil.

Se você é usuário do Maya ou quiser conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e vantagens desse tipo de técnica, o tutorial é mais que recomendável.