Desde o último sábado a versão de testes que precede o lançamento oficial do Blender 3D 2.49 já está disponível para download, sendo esse a primeira Release Candidate para o 2.49. Assim como já aconteceu com outras versões do Blender 3D, a versão de testes tem como função prover a comunidade de artistas e usuários, uma maneira de testar as novas ferramentas para que seja possível encontrar problemas e bugs antes do lançamento oficial. Se você quiser testar essa versão do Blender, recomendo que você faça cópias do material usado para teste e em hipótese alguma use o software em ambientes de produção.

Para fazer o download do Blender 2.49 RC1 e conferir a lista de atualizações, visite o endereço indicado no link. Como já havia comentado aqui no blog sobre as novas ferramentas do Blender 2.49, e seria redundante tentar explicar o funcionamento de cada uma delas, achei por bem já mostrar como é que essas mesmas ferramentas funcionam. Por isso, se você quiser saber como é que o novo Bone Sketching e os nós de texturas funcionam, o vídeo abaixo faz uma breve introdução para as duas ferramentas:


Blender 3D 2.49 – Bone Sketching e Texture Nodes from Allan Brito on Vimeo.

Para assistir ao material em HD, visite a página do mesmo no Vimeo.

O Bone Sketching é uma das ferramentas mais legais e úteis para animação do Blender 2.49, que permite aos artistas 3d que precisam elaborar estruturas complexas de ossos, usar o mouse para desenhar as estruturas. O funcionamento é bem simples, depois que ligamos a opção Use Bone Sketching é possível clicar com o botão esquerdo do mouse e desenhar linhas, que depois se transformam em ossos.

Existem basicamente duas maneiras de desenhar, que é com cliques únicos na tela que resultam na criação de linhas retas. Caso seja necessário é possível também desenhar a mão livre, para isso basta manter o botão do mouse pressionado e arrastar. Se você optar por desenhar a mão livro é importante atentar para a quantidade de subdivisões do osso. Valores muito baixos resultam apenas na ligação entre os pontos desenhados.

Para conseguir ossos alinhados com as vistas ortogonais, recomendo que os desenhos do Bone Sketching sejam realizados usando uma vista ortogonal.

Outra ferramenta que demonstro é a possibilidade de usar o Node Editor para criar texturas! Sim, a mesma flexibilidade e poder que já tínhamos anteriormente está disponível para texturas também. Para usar a ferramenta é necessário acionar um botão chamado Use Nodes no editor de texturas.

Tudo isso é explicado no vídeo. Se você ficou curioso, faça logo o download do Blender 2.49 RC1 e teste essas opções. Assim que tiver mais vídeos, publico aqui no Blog.