A configuração de veículos para animação é em algumas situações mais complicada em termos de dinâmica, que muitos personagens. Como o estudo e trabalho com animação de personagens é muito divulgado, inclusive com muito material publicado em livros sobre computação gráfica, as fontes de informação são relativamente grandes e fáceis de obter. Mas, por outro lado as animações que envolvem relações mecânicas entre os objetos são mais complicadas de reproduzir, principalmente devido à variedade de opções existentes. Por exemplo, um animador que trabalhe com a configuração de personagens humanóides não terá dificuldade em reproduzir os seus conhecimentos em vários personagens com a mesma estrutura de braços e pernas.

Por ouro lado, um animador que conheça bem o funcionamento de veículos como helicópteros e outros, deve aprender as nuances e relações de hierarquia entre diferentes peças móveis. Fora isso, ainda é preciso trabalhar com a dinâmica de movimento de cada um desses veículos. O mais comum é o automóvel, que apresenta algumas facilidades em termos de animação, dependendo do software escolhido para realizar o projeto. No 3ds Max existe uma ferramenta do Reactor, o módulo de simulação física do 3ds Max, que permite simular o comportamento de um automóvel de maneira bem realista e com poucas configurações.

Os vídeos abaixo são parte do mesmo tutorial, em que um artista cria um modelo extremamente simples de carro, formado apenas por primitivas geométricas e aplica os respectivos modificadores do Reactor. O primeiro video é dedicado a parte de modelagem do tutorial, com a criação do objeto e ajuste dos parâmetros do Reactor no 3ds Max.

No segundo vídeo, podemos acompanhar a inserção de mais solvers assim como a configuração desses mesmos objetos. Por exemplo, para simular o impacto de alguns elementos nas superfícies é usado um solver do tipo Rigid Body. Boa parte do tempo desse vídeo também é dedicada ao ajuste e configuração dos pesos e simulações dos objetos, como o peso total do cubo que simula a carroceira do carro e também a elasticidade e resistência dos amortecedores.

No final do tutorial, podemos acompanhar o veículo virtual passeando pelo cenário e interagindo com os diversos elementos que compõe, como os obstáculos adicionados pelo autor no final do segundo vídeo.

Se você sempre teve curiosidade de configurar esse tipo de elemento em objetos 3d como o 3ds Max, esse tutorial vai apresentar as técnicas necessárias para reproduzir o veículo no 3ds Max, e quem sabe dar uma boa idéia de como tentar reproduzir a técnica em outros softwares 3D. Mesmo que você não entenda bem inglês, o tutorial não está narrado, mas apresenta as orientações por escrito na tela. Vale o esforço para reproduzir essa animação, pois o resultado final seria muito difícil de conseguir usando animação tradicional.