Já faz um bom tempo desde que publiquei aqui no Blog um tutorial sobre o uso de partículas e o modificador explode no Blender 3D, foi em meados de 2007, quando o modificador explode ainda era experimental e o sistema de partículas do Blender 3D ainda não havia sido atualizado. Desde lá muita coisa foi modificado, por isso resolvi fazer uma atualização nesse tutorial que já está bem desatualizado. O sistema de partículas do Blender é necessário para que o modificador explode possa realmente explodir objetos. Sempre que preciso fazer algum tipo de palestra ou apresentação sobre o Blender 3D, acabo mostrando esse tipo de ferramenta que faz muito sucesso entre a platéia e até mesmo nas aulas. Parece que as pessoas gostam e se interessam em coisas que explodem.

A atualização desse tutorial foi organizada em dois vídeos. O primeiro vídeo faz uma introdução ao sistema de partículas do Blender 3D e o modificador explode, aplicando e explicando os procedimentos para fazer com que um objeto do tipo Mesh seja explodido. A sequencia de ações é relativamente simples, basta configurar um sistema de partículas, fazer com que esse sistema não tenha nenhuma visualização. Depois, precisamos adicionar um modificador explode ao objeto para fazer com que as partículas controlem a dinâmica das faces.


Blender 3D – Modificador explode com novo sistema de partículas from Allan Brito on Vimeo.

Mas, e se for necessário adicionar um pouco mais de interação a animação? No segundo vídeo o tutorial aborda a criação de um objeto que explode e os seus fragmentos caem, sofrendo a força da gravidade, para depois parar em um obstáculo. A criação dos chamados objetos defletores é um dos recursos que temos para trabalhar com obstáculos no sistema de partículas, e não apenas com o modificador explode.


Tutorial Blender 3D: Partículas, explosões e obstáculos from Allan Brito on Vimeo.

Com as técnicas mostradas nesses vídeos é possível simular animações de janelas quebrando e outros tipos de simulações. Basta colocar a criatividade para funcionar e criar a animação.

Ainda podemos adicionar um pouco mais de interação com:

  • Grupos de vértices: Com essa ferramenta é possível determinar partes isoladas do objeto que devem explodir. Por exemplo, para explodir apenas a parte superior do objeto, basta criar um grupo de vértices e informar o nome desse grupo no painel do modificador.
  • Partículas do tipo Reactor: Para fazer animações em que as partículas reagem as explosões em seqüência, podemos criar vários sistemas de partículas do tipo Reactor que começam suas animações, quando sofrem colisão de outras partículas.

Agora você já sabe o suficiente para começar a fazer as suas próprias explosões! Se você for usuário registrado no Vimeo, os vídeos estão disponíveis para download em 720p e no container MP4.