O Blender 3D oferece diversas opções e maneiras para realizar simulações físicas em animação com o uso de Rigid Bodies, Soft Bodies, Cloth, Partículas e fluidos. Todas essas opções fazem parte de um incrível arsenal de recursos para trabalhar com animações calculadas pelo próprio software, usando como base apenas algoritmos especializados em simulações 3D. Mas, será que esse tipo de ferramenta consegue realizar todos os tipos de simulação? Com um pouco de ajustes e trabalho de configuração é possível fazer muita coisa, mas algumas simulações físicas ainda precisam de recursos mais sofisticados, como a simulação do atrito no ar ou outras propriedades mais avançadas.

Um projeto muito interessante de pesquisadores italianos, desenvolveu um script em Python que liga o Blender 3d a um software chamado MBDyn (Multi-body dynamics). Esse software é capaz de simular comportamentos físicos avançados, como Aerodynamics e Aeroelastics. Ambas as propriedades são derivadas do estudo e comportamento de objetos se deslocando através do ar, sendo mais relacionados a engenharia aeronáutica. O estudo e análise dessas propriedades é muito usado em projetos de aeronaves como aviões de passageiros e helicópteros.

Como isso é possível? Que script é esse?

Para aprender sobre o funcionamento dessa ferramenta, e visualizar o Blender produzindo e criando um objeto tão complexo como a estrutura de um helicóptero, usando e configurando as suas diversas partes com comportamentos físicos reais, assista ao tutorial abaixo em que o script é demonstrado. Antes de assistir ao material, devo alertar que o mesmo tem aproximadamente uma hora de duração!

Piloted Coaxial Helicopter Tutorial from Doug Baldwin on Vimeo.

No tutorial podemos acompanhar o processo de criação do helicóptero usando os objetos do Blender 3D. O script e as ferramentas usadas no tutorial são bem detalhados e apresentam diversas opções para adicionar os elementos do rotor do helicóptero usando suas propriedades físicas. Assim que o objeto é criado com alguns dos seus elementos, já é possível visualizar os movimentos cíclicos das pás da hélice.

Esse material é muito interessante para pessoas que procuram animação automática realizada pelo Blender, e principalmente tópicos avançados sobre simulações físicas. Como faço para começar?

Se você quiser fazer o download do material necessário, como arquivos e o script usado para fazer a ligação entre o Blender 3D com o MBDyn, visite os seguintes endereços:

Agora você já pode criar os seus próprios projetos aeroespaciais no Blender 3D, fazendo a análise e testes usando propriedades físicas reais! Os arquivos fonte desse tutorial em vídeo, podem ser copiados nesse endereço.

Quero agradecer ao leitor Jefferson, pela dica enviada no fórmulario de contato. Obrigado!