Tutorial Blender 3D: Configurando uma paisagem com o Node Editor

Entre os diversos recursos do Blender 3D que chamam a atenção de artistas e usuários de outros softwares 3d está o Node Editor, que muitas vezes é relegado por artistas menos experientes, pela sua inerente complexidade de uso. O problema do Node Editor é que a ferramenta apresenta tantas opções de configuração e uso, que muitas vezes acaba se tornando complexo, apenas pela dificuldade em visualizar uma edição simples. Se você só usou o Node Editor para criar materiais e texturas, sem ter aplicado nenhum tipo de efeito em composição, o tutorial abaixo é uma excelente fonte de informações sobre a ferramenta para aplicação em pós-produção de imagens.

No tutorial, um artista 3d usa o Node Editor do Blender para alterar as configurações de uma cena 3d aparentemente simples e que precisa de ajustes, para que a imagem de referencia apresentada no início do tutorial seja reproduzida. O objetivo do tutorial é esse: reproduzir uma paisagem já existente!

Antes de continuarmos, assista ao vídeo:

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][Tutorial]Creating atmosphere in Blender node system from adrian2608 on Vimeo.

A primeira coisa que podemos perceber quando o artista começa editar os nós de composição, é que podemos ajustar os aspectos visuais da cena usando apenas parâmetros simples. Por exemplo, repare no início do vídeo que o artista adiciona uma espécie de névoa a cena, realizando ajustes rápidos e sem a necessidade de fazer nenhum tipo de render. Depois são adicionados mais nós de composição para fazer alterações nas cores e elementos visuais da cena.

Essa é a essência dos nós! Você vai adicionando novos elementos e fazendo ajustes finos nos parâmetros de cada um deles, até que o resultado final seja atingido. O problema de trabalhar com nós de composição ou materiais, é que na maioria dos casos encontramos apenas receitas prontas, descrevendo a combinação e seqüência de ajustes necessários para reproduzir um determinado efeito. O certo mesmo é parar um pouco e analisar a influência que cada nó exerce sobre o conjunto, para compreender o seu funcionamento.

Hoje o Node Editor do Blender 3D já está se expandindo, com a adição de um novo módulo ao editor que permite elaborar texturas também. Isso fará com que as texturas procedurais do Blender voltem a ser usadas em projetos! Mas, apenas quando um sistema semelhante ao Houdini 3D aparecer, com o Node Editor influenciando a geometria dos objetos é que veremos e real poder desse tipo de ferramenta, para organizar e trabalhar com elementos ainda mais complexos.

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Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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