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Tutorial Blender 3D: Como controlar edge loops com o script Loop Tools

Para quem está acompanhando o lançamento do 3ds Max 2010, deve conhecer um dos maiores chamarizes dessa atualização do software que é a chamada graphite modeling tools. Esse conjunto de ferramentas é uma derivação do PolyBoost, um dos melhores plugins de modelagem 3d para o 3ds Max que foi comprado pela Autodesk. Mas, e o Blender 3D? Apresenta algum tipo de script ou plugin que ajuda na modelagem? Claro que sim! Existem vários scripts em Python que ajudam nas tarefas de modelagem 3d como o já antigo Geom Tool e o que vou mostrar hoje que se chama Loop Tools.

O objetivo desse plugin é controlar e gerenciar o uso de um dos tipos de elementos mais complicados de gerenciar, que são os edge loops circulares. Um edge loop é uma seqüência de arestas que perfazem a superfície de um objeto em 3d. Com o Loop Tools é possível suavizar e consertar loops desalinhados ou problemáticos, resultantes dos chamados acidentes de modelagem. Para saber mais sobre o funcionamento do Script, assista ao vídeo abaixo que mostra muito bem a sua aplicação.

Blender 3D: Script para controlar Edge Loops from Allan Brito on Vimeo.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o script pode fazer diversas operações e alterações em edge loops de modelos 3d. A instalação do plugin é simples, bastando copiar o arquivo com extensão py para a pasta de scripts do Blender 3d e acionar pela janela de scripts, ou então no modo de edição dos objetos do tipo Mesh.

Uma das opções mais interessantes é o ajuste de objetos organizados em arcos ou cilindros, em que precisamos fazer pequenos ajustes, como curvar uma seqüência de arestas. No Script é possível encontrar opções para ajustar os edge loops de quatro maneiras:

  • Circle: Organiza os edge loops selecionado em forma de círculo
  • Curve: Faz com que os edge loops selecionados sejam deslocados para uma forma mais arredondada
  • Relax: Suaviza a organização dos edge loops
  • Space: Distribui os vértices e arestas de maneira igual no decorrer do edge loop

Se você trabalha com modelagem de personagens, talvez o script não tenha tanta utilidade, quando a aplicação na modelagem mecânica e de projetos arquitetônicos. A criação de objetos com perfil cilíndrico é extremamente comum na modelagem mecânica e também aparece com freqüência em projetos arquitetônicos, com edificações usando plantas em arco ou circulares.

Para fazer o download do script, assim como conhecer mais vídeos de demonstração em língua inglesa, visite esse endereço que leva até a página do Loop Tools nos fóruns Blenderartists.org.

Aviso: O script não funciona com o Python 2.6. (obrigado ao leitor Rodrigo pelo aviso)

2017-04-11T10:31:50+00:00 By |Blender 3D, Blender Scripts|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. José Fernando Reinicke 08/05/2009 em 11:04 am

    Olá,

    Muito bom o tutorial Allan…
    Eu já havia baixado o script e também os vídeos na página da Blenderartists,… mas o que estava faltando mesmo, era esse seu vídeo, com explicações muito claras e diretas (sua marca registrada ;).

    Acho que mesmo quem trabalha com modelagem orgânica poderá tirar proveito de algumas das funções deste script. Genial!

    Parabéns e Obrigado!
    Sorte e Sucesso,
    Do Amigo

    Reinicke

  2. Weder Clay 08/05/2009 em 3:59 pm

    Muito interessante.

    Seria muito legal se você criasse uma relação de scripts para o Blender 3D que você considera úteis.
    Suas dicas são sempre bem-vindas, parabéns!

  3. RayJBraz - Ilustrador 09/05/2009 em 9:18 pm

    Parabéns pelo blog. Muito informativo.

  4. Iuri 11/05/2009 em 11:06 pm

    Olá

    Gostaria de perguntar duas coisas Allan Brito

    1ª o q são edge loops? eu ja li muitos tutoriais so q ate agora ñ consegui entender ja estou melhorando na modelagem inorganica ou mecanica (não sei qual eh o certo)
    so q como pra fazer modelagem organica (meu foco) é preciso saber o que são edge loops fica um pouco mais dificil pra mim

    2ª se possivel você poderia postar um tutorial dizendo o que são eles e dando exemplos de como você mesmo pode organizar concertar e melhorar?

    grato e otimo tutorial como sempre me ajudou a entender melhor esse script 😀

  5. Allan Brito 12/05/2009 em 8:57 am

    Oi Iuri,

    Dá uma olhada no vídeo que eu explico o que são edge loops! Inclusive mostrando um exemplo. 😉

    Abraços

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