Tutorial Blender 3D: Como controlar edge loops com o script Loop Tools

Para quem está acompanhando o lançamento do 3ds Max 2010, deve conhecer um dos maiores chamarizes dessa atualização do software que é a chamada graphite modeling tools. Esse conjunto de ferramentas é uma derivação do PolyBoost, um dos melhores plugins de modelagem 3d para o 3ds Max que foi comprado pela Autodesk. Mas, e o Blender 3D? Apresenta algum tipo de script ou plugin que ajuda na modelagem? Claro que sim! Existem vários scripts em Python que ajudam nas tarefas de modelagem 3d como o já antigo Geom Tool e o que vou mostrar hoje que se chama Loop Tools.

O objetivo desse plugin é controlar e gerenciar o uso de um dos tipos de elementos mais complicados de gerenciar, que são os edge loops circulares. Um edge loop é uma seqüência de arestas que perfazem a superfície de um objeto em 3d. Com o Loop Tools é possível suavizar e consertar loops desalinhados ou problemáticos, resultantes dos chamados acidentes de modelagem. Para saber mais sobre o funcionamento do Script, assista ao vídeo abaixo que mostra muito bem a sua aplicação.

Blender 3D: Script para controlar Edge Loops from Allan Brito on Vimeo.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o script pode fazer diversas operações e alterações em edge loops de modelos 3d. A instalação do plugin é simples, bastando copiar o arquivo com extensão py para a pasta de scripts do Blender 3d e acionar pela janela de scripts, ou então no modo de edição dos objetos do tipo Mesh.

Uma das opções mais interessantes é o ajuste de objetos organizados em arcos ou cilindros, em que precisamos fazer pequenos ajustes, como curvar uma seqüência de arestas. No Script é possível encontrar opções para ajustar os edge loops de quatro maneiras:

  • Circle: Organiza os edge loops selecionado em forma de círculo
  • Curve: Faz com que os edge loops selecionados sejam deslocados para uma forma mais arredondada
  • Relax: Suaviza a organização dos edge loops
  • Space: Distribui os vértices e arestas de maneira igual no decorrer do edge loop

Se você trabalha com modelagem de personagens, talvez o script não tenha tanta utilidade, quando a aplicação na modelagem mecânica e de projetos arquitetônicos. A criação de objetos com perfil cilíndrico é extremamente comum na modelagem mecânica e também aparece com freqüência em projetos arquitetônicos, com edificações usando plantas em arco ou circulares.

Para fazer o download do script, assim como conhecer mais vídeos de demonstração em língua inglesa, visite esse endereço que leva até a página do Loop Tools nos fóruns Blenderartists.org.

Aviso: O script não funciona com o Python 2.6. (obrigado ao leitor Rodrigo pelo aviso)

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutorial Blender 3D: Como controlar edge loops com o script Loop Tools”

  1. Olá,

    Muito bom o tutorial Allan…
    Eu já havia baixado o script e também os vídeos na página da Blenderartists,… mas o que estava faltando mesmo, era esse seu vídeo, com explicações muito claras e diretas (sua marca registrada ;).

    Acho que mesmo quem trabalha com modelagem orgânica poderá tirar proveito de algumas das funções deste script. Genial!

    Parabéns e Obrigado!
    Sorte e Sucesso,
    Do Amigo

    Reinicke

  2. Muito interessante.

    Seria muito legal se você criasse uma relação de scripts para o Blender 3D que você considera úteis.
    Suas dicas são sempre bem-vindas, parabéns!

  3. Olá

    Gostaria de perguntar duas coisas Allan Brito

    1ª o q são edge loops? eu ja li muitos tutoriais so q ate agora ñ consegui entender ja estou melhorando na modelagem inorganica ou mecanica (não sei qual eh o certo)
    so q como pra fazer modelagem organica (meu foco) é preciso saber o que são edge loops fica um pouco mais dificil pra mim

    2ª se possivel você poderia postar um tutorial dizendo o que são eles e dando exemplos de como você mesmo pode organizar concertar e melhorar?

    grato e otimo tutorial como sempre me ajudou a entender melhor esse script 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *