Na época em que o Softimage XSI estava sendo lançado foi feita uma grande cobertura por parte da imprensa especializada em computação gráfica, devido a sua interface revolucionária para a época, que não mudou muito desde a sua versão 1.0. Mesmo sendo considerado um software de alto desempenho, o Softimage XSI ainda é indubitavelmente uma ferramenta muito parecida com qualquer software de modelagem, e podemos enquadrar nessa categoria opções como o Maya, 3ds Max, Cinema 4D, Blender 3D e outros. Na parte de modelagem poligonal, as opções e efeitos das diversas ferramentas sobre os elementos 3d são exatamente os mesmos.

Os tutoriais de modelagem 3d produzidos para o Softimage XSI são relativamente pobres em conteúdo e parece que a comunidade de usuários e artistas, não é tão ativa na produção de material educacional. Por isso, qualquer achado relacionado com o Softimage não deve ser ignorado, ainda mais quando o assunto é modelagem 3d básica, que pode ser o pontapé inicial com o software.

No tutorial abaixo, um artista 3d mostra as opções de modelagem 3d básicas com o Softimage, inclusive a parte de modificadores e ajustes para trabalhar com suavização de modelos 3d.

O vídeo é curto e usa a versão 6 do Softimage, mas ainda assim é interessante para conhecer a parte de modelagem do software. O objetivo do tutorial é simplesmente adicionar um cubo a cena, aplicando pequenos modificadores e transformações para elaborar algo mais complexo. Essa é a essência da modelagem por subdivisão, que é exatamente igual no Softimage. Uma coisa que chama a atenção no tutorial, basta prestar atenção na narração do vídeo, o autor usa extensivamente teclar de atalho no teclado para acionar comandos de modelagem. Por exemplo, as teclas com o sinal de mais e menos do teclado servem para adicionar e remover níveis de suavização do modelo 3d respectivamente.

Outro ponto interessante, e que foi questionado em artigos anteriores aqui no blog na área de comentários. Reparem que a princípio o modelo 3d gera uma superfície simétrica e bem arredondada na suavização. Mas, depois o autor questiona sobre a possibilidade de controlar mais o quão arredondadas são as bordas. Isso é controlado com a adição de Edge Loops nas laterais das arestas que precisam ter menos arredondamento. Isso funciona com base no raio dos objetos. Quando maior for a distância entre duas arestas paralelas, mais arredondada será a superfície. Por outro lado, quando menor for a distância entre as arestas, menos arredondada será a superfície.