Entre todas as ferramentas e técnicas usadas para construir modelos 3d, o extrude é a mais elementar e fundamental ferramenta em praticamente todos os softwares. Desde os mais caros como o Houdini, até os mais simples e baratos como o Silo 3D, apresentam opções de uso e aplicação do extrude. Apesar de ser útil e necessário para trabalhar com modelagem 3d, o extrude apresenta algumas limitações como a impossibilidade de usar formas mais orgânicas integradas a sua dinâmica de funcionamento. Para conseguir criar extrudes mais orgânicos e potencializar as suas opções de criação, a maioria dos softwares permite misturar o extrude com curvas.

Se você quiser conhecer a maneira com que o extrude pode ser usado no Maya 2009, o tutorial abaixo apresenta a forma mais simples de trabalhar com o extrude, que é usando a opção extrude mesmo no menu Edit Mesh do Maya. Apesar de ser útil para criar modelos 3d com base geométrica, esse tipo de técnica exige muito trabalho manual para criar curvas, como o próprio autor mostra no início do tutorial.

Assista ao vídeo para que possamos continuar falando sobre a técnica:

Da mesma maneira como aconteceria em outras ferramentas 3d, o primeiro passo para trabalhar com extrudes orgânicos é criar uma curva. O autor do tutorial cria uma curva no Maya, mostrando inclusive os tipos de controle que podemos acionar para ajustar a suavidade e amplitude da curva.

Esse tutorial foi desenvolvido no Maya 2009, mas a versão 8.5 PLE também pode reproduzir a técnica exatamente da mesma maneira. Funciona da seguinte forma:

  • Crie uma curva e ajuste a mesma para que o objeto represente da melhor maneira possível a forma do extrude.
  • Crie um polígono, posicionando uma das faces no início da curva. No caso do tutorial, o autor usou um cubo e ajustou uma das suas faces para que fique exatamente alinhada com a curva.
  • Selecione a face e com a tecla SHIFT pressionada, clique uma vez sobre a curva.
  • Isso fará com que o Maya execute o extrude usando a curva como caminho.
  • O problema é que precisamos definir o número de divisões do novo modelo 3d, isso é feito no inspetor de propriedades, na área chamada Divisions.

Agora, basta que você crie as curvas com as formas necessárias para modelar os seus objetos, e o resultado final do extrude pode ser ajustado para se enquadram em praticamente qualquer tipo de topologia mais orgânica.