A melhor maneira de começar a praticar modelagem 3d com softwares mais sofisticados é tentar reproduzir em 3d, os objetos que vemos no nosso cotidiano. O ideal é começar com elementos simétricos como vasos e copos, mas para avançar para modelos mais complexos, é interessante lançar um desafio que consiste em um modelo mais difícil de criar. Nas minhas aulas sobre modelagem 3d, um dos exercícios que sempre passo para meus alunos é a criação de uma roda de carro, junto com a estrutura do pneu. Se você analisar bem, alguns tipos de roda são perfeitamente simétricas e fáceis de planejar.

Mas, para concretizar um modelo 3d como esses é necessário bom conhecimento das ferramentas de modelagem 3d e também das transformações. Se você quiser aprender a criar um modelo como esses no Blender 3D, um tutorial de quase uma hora mostra de maneira bem detalhada o processo completo de modelagem.

A primeira parte do vídeo é dedicada à modelagem do pneu, que em vários aspectos é até mais complicada de realizar. O motivo da complicação é relacionado as ranhuras do pneu, que deixam muitos artistas iniciantes sem muita opção para modelar algo que se repete de maneira cíclica em volta de um mesmo eixo.

Car Wheel Tutorial: Part 1 Modelling & Texturing the Tire from Andrew Price on Vimeo.

No segundo vídeo podemos acompanhar o processo de criação completo do modelo 3d da roda, que apresenta o desafio da adaptação de uma topologia cheia de pequenos detalhes.

Car Wheel Tutorial: Part 2 Modelling & Texturing the Rims from Andrew Price on Vimeo.

Para o modelo da roda, o autor do tutorial usa uma imagem de referência que acelera em muito o trabalho de modelagem, principalmente devido ao fato do modelo apresentar detalhes e curvas quase orgânicas, o que deixaria qualquer iniciativa de modelagem sem o auxílio de imagens muito complicada. Para esse tipo de modelo a escolha da técnica também ajudou bastante, pois o auto usa na maioria do tempo o edge modeling com a aplicação de extrudes e transformações nas arestas dos polígonos.

Se você for usuário do Blender 3D e quiser um excelente exercício de modelagem 3d, os tutoriais são um ótimo ponto de partida para que você comece a produzir modelos 3d nesse estilo. Os usuários de outras ferramentas 3d podem aproveitar também o material, pois o edge modeling pode ser reproduzido em praticamente qualquer ferramenta. Ambos os vídeos estão disponíveis em 720p.