VizualPV3D: Interface visual para criar Flash 3D com Papervision

Um dos grandes limitadores para a produção de material em 3d para a internet é a falta de uma tecnologia que permita elaborar esse tipo de material. O VRML foi uma opção desde os primórdios da internet, mas nunca deslanchou ou ganhou a simpatia de designers e web desigers. Entre os potenciais candidatos a permitir a criação de conteúdo 3D para internet está a dobradinha entre o Adobe Flash e o Papervision 3D, que é uma Engine 3D que pode ser integrada ao ambiente de desenvolvimento do Flash.

Para quem já conhece o Flash e principalmente o ActionScript 3, os únicos desafios para aprender o Papervision são as classes personalizadas da Engine e a modelagem 3d dos cenários e objetos.

Se você não tem experiência alguma com o Flash ou Papervision, pode fazer uso do recém lançado VizualPV3D, que é nada mais que uma interface gráfica feita no próprio Flash com o Papervision, para permitir que artistas e pessoas sem experiência com programação, possam criar 3D para internet. Não faz a menor idéia do que é isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer o VizualPV3D.

Vizual PV3D from Juxt Interactive on Vimeo.

Agora que você já assistiu ao vídeo, posso explicar que esse aplicativo apresentado no vídeo consegue substituir em muito, a necessidade de trabalhar com o Flash e ActionScript para elaborar 3D para internet. Como é possível perceber pelo vídeo, o software se comporta como se fosse um aplicativo 3d qualquer, mas na verdade ele está sendo executado com o Flash Player 10 standalone, que permite executar arquivos com extensão SWF fora do navegador.

Tudo isso que está sendo configurado usando menus e janelas de opções, precisaria ser configurado usando códigos, classes e outros atributos próprios de uma linguagem de programação. Isso não é muito atrativo para a maioria dos designers, o que faz do VizualPV3D um ótimo aliado para as pessoas interessadas em criar 3D para web sem precisar programar. O software ainda está em versão alpha, mas é muito promissor!

Caso você queira testar o software, basta visitar a página do VizualPV3D e fazer o download do aplicativo. Só lembre que é necessário usar o Flash Player 10 stand alone para abrir o software. Os modelos 3d precisam estar em formato XML para que seja possível abrir arquivos no aplicativo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “VizualPV3D: Interface visual para criar Flash 3D com Papervision”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *