Um dos grandes limitadores para a produção de material em 3d para a internet é a falta de uma tecnologia que permita elaborar esse tipo de material. O VRML foi uma opção desde os primórdios da internet, mas nunca deslanchou ou ganhou a simpatia de designers e web desigers. Entre os potenciais candidatos a permitir a criação de conteúdo 3D para internet está a dobradinha entre o Adobe Flash e o Papervision 3D, que é uma Engine 3D que pode ser integrada ao ambiente de desenvolvimento do Flash.

Para quem já conhece o Flash e principalmente o ActionScript 3, os únicos desafios para aprender o Papervision são as classes personalizadas da Engine e a modelagem 3d dos cenários e objetos.

Se você não tem experiência alguma com o Flash ou Papervision, pode fazer uso do recém lançado VizualPV3D, que é nada mais que uma interface gráfica feita no próprio Flash com o Papervision, para permitir que artistas e pessoas sem experiência com programação, possam criar 3D para internet. Não faz a menor idéia do que é isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer o VizualPV3D.

Vizual PV3D from Juxt Interactive on Vimeo.

Agora que você já assistiu ao vídeo, posso explicar que esse aplicativo apresentado no vídeo consegue substituir em muito, a necessidade de trabalhar com o Flash e ActionScript para elaborar 3D para internet. Como é possível perceber pelo vídeo, o software se comporta como se fosse um aplicativo 3d qualquer, mas na verdade ele está sendo executado com o Flash Player 10 standalone, que permite executar arquivos com extensão SWF fora do navegador.

Tudo isso que está sendo configurado usando menus e janelas de opções, precisaria ser configurado usando códigos, classes e outros atributos próprios de uma linguagem de programação. Isso não é muito atrativo para a maioria dos designers, o que faz do VizualPV3D um ótimo aliado para as pessoas interessadas em criar 3D para web sem precisar programar. O software ainda está em versão alpha, mas é muito promissor!

Caso você queira testar o software, basta visitar a página do VizualPV3D e fazer o download do aplicativo. Só lembre que é necessário usar o Flash Player 10 stand alone para abrir o software. Os modelos 3d precisam estar em formato XML para que seja possível abrir arquivos no aplicativo.