Entre as diversas possibilidades e recursos disponíveis para estudar softwares relacionados a computação gráfica, encontramos os tradicionais livros e os cursos presenciais. Mas, para softwares que tem tanta relação com a produção visual como as suítes 3d, os chamados cursos pela internet são uma ótima opção também para acelerar o aprendizado. Esse tipo de recurso não substitui um bom livro, mas ainda assim são muito úteis. Se você tem interesse em aprender mais sobre o Autodesk Maya, o pessoal da CGInstructor está oferecendo seu curso básico de Maya, envolvendo diversos tópicos básicos do software de maneira totalmente gratuita.

As aulas oferecidas no curso estão todas narradas em inglês, mas para as pessoas que não tem nenhum tipo de instrução no Maya e gostariam de começar do zero, esse curso pode ajudar bastante. Para fazer o acesso ao material do curso gratuito de Maya, é necessário visitar esse link. Após visitar o link você deve anotar o usuário e senha informados na página, pois antes de assistir a cada vídeo, o sistema vai perguntar por um usuário e senha para liberar o acesso.

curso-gratuito-autodesk-maya.jpg

O caminho para chegar até os cursos é um pouco confuso. Depois de visitar o web site do CGInstructor, clique na opção Maya Training e espere que a interface seja carregada com os títulos das aulas desse curso. Um pequeno menu vai aparecer, perguntando se você gostaria de assitir ao vídeo introdutório do web site, mas caso você não queira assistir ao vídeo, pode ignorar o menu.

Clique no nome Categories na parte superior do menu, para visualizar a lista completa de vídeos e cursos disponíveis. Essa é uma lista com alguns dos assuntos abordados nos vídeos do curso:

  • Interface e comandos do Maya
  • Ferramentas de modelagem polygonal
  • Modelando um alienígena
  • Criando um ciclo de caminhada
  • Simulação de roupas com o nCloth
  • Texturas no Maya
  • Efeitos de pós-produção com o Maya

Como você pode perceber pelos títulos das aulas, os assuntos abordados são os mais diversos e relacionados à várias áreas do Maya. Um ponto negativo do curso é que os vídeo são demasiadamente curtos, sem mostrar muitas opções fora o básico. Mesmo sem essa profundidade nas abordagens, o material é recomendável para todos os interessados em aprender mais sobre o Maya.