Os avanços na representação e adição de efeitos usando técnicas bem próximas ao render em tempo real, usando o poder das GPUs mais atuais é inegável. Mas, assim como acontece com boa parte dos avanços tecnológicos, boa parte dos usuários de jogos e outros aplicativos 3d ainda não possuem em suas máquinas uma GeForce 9800 GTX. Por isso, mesmo com todo esse poder de processamento gráfico disponível, para elaborar cenários como os apresentados nesse concurso, produzido usando a CryEngine e que dá todo o realismo a jogos do tipo Crysis. Se você visitou o link indicado, não se espante, aquilo é um render em tempo real usando tecnologia para jogos 3D.

Existe um meio termo? Claro que sim! Uma boa prática no processo de desenvolvimento de cenários e outros elementos que devem ser usados para projetos de jogos, é renderizar informações importantes de iluminação diretamente nas texturas. O processo é conhecido como Baking e pode ser realizado em diversos softwares 3d. O tutorial abaixo, mostra como é possível usar o 3ds Max para modelar um cenário de jogo, com diversos elementos dispostos dentro de um ambiente fechado. O mesmo ambiente precisa ser exportado para edição no Gamestudio, e o artista explica todos os passos necessários para usar uma opção do 3ds Max chamada de Render to Texture.

Um ponto interessante do vídeo é que o renderizador usado para gerar as texturas e iluminação é o V-Ray, e não o scanline render padrão do 3ds Max. Para usar o V-Ray como renderizador, o autor recomenda que seja usada a câmera padrão do Max, para que não sejam geradas nenhum tipo de distorção na imagem.

Como funciona exatamente esse processo? No chamado Baking de texturas, o software vai projetar as luzes configuradas na cena e fazer com que os objetos 3d projetem sombra. Isso é gravado naquele momento em uma textura que já está aplicado ao modelo 3d, com as informações da sombra. Então teremos áreas do modelo 3d que ficam mais escuras e outras áreas mais claras. Assim que o processo termina, precisamos aplicar as novas texturas geradas pelo Render to texture nos objetos.

Depois de tudo feito, o autor exporta os modelos no formato FBX da Autodesk e importa o material no editor de modelor do Gamestudio e posteriormente no editor de cenários.

A vantagem desse tipo de ferramenta é que o aplicativo de renderização em tempo real, pode ser configurado para não calcular as sombras projetadas e recebidas por esses objetos. Assim, o desempenho do aplicativo 3d será muito melhor em computadores com poucos recursos de processamento na GPU.