No início dessa semana, mais um número da revista eletrônica gratuita sobre computação gráfica e design, chamada de RenderOut! foi disponibilizada para download. Esse é um tipo de diferente de revista eletrônica, com uma abordagem mais generalista em termos de softwares e ferramentas, sendo assim encontramos grande variedade de artigos e tutoriais usando softwares como 3ds Max, Maya, Blender 3D, Cinema 4D e Softimage XSI. É um estilo diferente de revistas como a BlenderArt, que se dedicam exclusivamente ao Blender 3D. Mas, o detalhe que vai chamar a atenção nessa revista é que a mesma é distribuída em inglês e espanhol. Como muita gente ainda torce o nariz para material em inglês, o espanhol nesse caso ajuda no entendimento, mesmo que não seja total.

revista-renderout-10.jpg

Como de costume, resolvi fazer um breve comentário sobre os principais artigos e tutoriais abordados na revista. Essa é a lista, já com tradução para o português:

  • Usando o Softimage XSI para visualização de projetos arquitetônicos: Esse artigo mostra de maneira breve, como é possível configurar uma cena para renderização realista usando o Mental Ray no Softimage XSI. Segundo as palavras do próprio autor do artigo, ele quer mostrar as ferramentas do Softimage para tirar o estigma que apenas com Maxwell Render e FryRender é possível conseguir imagens realistas para arquitetura.
  • Limitações do sistema RGB: Aqui temos um artigo que descreve o funcionamento do sistema de cores RGB para renderização e suas limitações. O artigo é ótimo para os interessados em teoria de computação gráfica.
  • O que é a criatividade?: Será que podemos responder perguntas como essa de maneira exata e precisa? Acho difícil, mas no artigo em questão você vai acompanhar uma série de observações importantes sobre o tema.

Com esses três artigos em destaque, recomendo muito que você faça o download e leia o material atentamente. Claro que além desses artigos mais generalistas, ainda podemos encontrar diversos tutoriais e textos mostrando o processo de criação de muitas cenas diferentes. Com temas como tanques, carros, personagens alienígenas. Mas, todos esses artigos acabam caindo no comum, por repetir muitas das técnicas que já encontramos regularmente em tutoriais na internet.

Outro ponto interessante, são os textos que falam sobre arte egípcia e história da animação. Para fazer o download da RenderOut! visite esse link.