A produção de uma animação em 3d envolve diversos aspectos que podem deixar qualquer pessoa assustada, caso ela não esteja acostumada com o gerenciamento de tantas informações, para fazer algo que para ela é relativamente simples. Na animação 3d é necessário se preocupar com a dramatização das ações realizadas pelos personagens e também com a gestão dos keyframes e curvas de animação. As curvas apresentam alguns problemas bem específicos, principalmente quando o assunto é rotação. Um desses problemas é o chamado Gimbal Lock, que acontece quando um eixo de rotação acaba girando e sobrepondo outro eixo. Isso é fácil de perceber ao visualizar qualquer manipulador em softwares 3d.

Basta girar o plano de rotação do eixo Z alguns graus, para que esse mesmo plano fique alinhado com os planos do X ou Y. Qual o resultado disso? Se você tentar realizar uma animação por um desses eixos, o efeito será o mesmo para os eixos de rotação em X, Y e Z. O que inevitavelmente acaba gerando uma enorme confusão na organização dos keyframes, e pontos em que o movimento dos personagens que deveria ser suave, acaba ficando truncado.

Para saber como é possível corrigir esse tipo de problema, usando apenas o editor de curvas no Maya 2008, o autor do vídeo abaixo mostra um pouco da sua técnica para ajustar um problema oriundo do Gimbal Lock. Entre os frames 480 e 490 da animação, o personagem apresenta movimento truncado, ele pula ao invés de fazer o deslocamento da posição de maneira suave.

Repare no vídeo que o autor precisa selecionar o objeto e fazer uma verdadeira investigação para descobrir a causa do problema. Provavelmente o erro aconteceu na criação de algum keyframe que deveria estar em apenas um eixo, mas acabou sendo inserido em outro. O primeiro suspeito de causar o problema era o deslocamento da curva no eixo Z. Depois que esse deslocamento abrupto foi suavizado, o problema persistia e fez a investigação continuar.

Mais um keyframe sem suavização é encontrado e corrigido para que a animação possa acontecer de maneira mais fluida. Esse tipo de problema é geral em termos de animação, e mesmo com ferramentas e opções para evitar esse tipo de defeito na animação, é importante conhecer as causas para conseguir fazer as devidas correções quando um dos seus projetos sofrer do mesmo problema.