O uso de scripts e ferramentas personalizadas não se restringe apenas aos softwares 3d, sendo possível elaborar alguns scripts e opções úteis até mesmo para softwares que tem como objetivo proporcionar interfaces apenas para desenho vetorial. Esse é o caso do Adobe Illustrator, que assim como todos os softwares que trabalham com computação gráfica, poderiam se aproveitar de pequenos scripts para suprir algumas deficiencias em detalhes do desenho 2d. Se você trabalha com o Illustrator CS3 e gostaria de soluções para alguns pequenos problemas de design em linhas e organização de objetos, um usuário chamado Sato Hiroyuki montou uma lista com os scripts mais úteis para o Adobe Illustrator.

Apesar do nome do responsável pela lista estar em japonês, a lista pode ser consultada em inglês. Mesmo que você tenha dificuldades em entender a função de cada um dos scripts, cada um dos links é acompanhado por uma imagem que ilustra a função da ferramenta.

scripts-adobe-illustrator-download-gratuito.gif

Essa é uma lista com os scripts e uma descrição rápida do funcionamento dos principais scripts da lista:

  • Ajustar tracejado (distribuição): Essa opção é para os usuários que precisam criar formas usando a linha tracejada, e gostariam de mais opções para alinhar e organizar o posicionamento dos traços nos cantos dos objetos.
  • Ajustar tracejado: Algumas vezes as curvas que usam linhas tracejadas deixam transparecer o começo e o fim da forma. Com esse script é possível ajustar o comprimento do tracejado para que isso não fique mais evidente para os usuários.
  • Dividir curvas por comprimento: Com esse script é possível fazer divisões em curvas já existentes com base no comprimento dos segmentos, função muito semelhante ao que existe em softwares de CAD.
  • Criação por metaballs: A união de várias formas pode resultar na criação de um objeto mais complexo, função parecida com as metaballs em softwares 3D.
  • Remover pontos de controle: Esse script consegue remover pontos de controle de curvas, adaptando as formas restantes de maneira automática.
  • Tangentes de uma curva: Com essa ferramenta é possível ligar os pontos tangenciais de qualquer curva a um determinado ponto.
  • Gerador de árvores: O último script da lista consegue gerar a forma 2d de árvores.

Ao visitar o link indicado no início do artigo você vai perceber que a lista de ferramentas disponíveis é bem maior, sendo esses apenas os que julguei serem os mais úteis. As opções para controlar linhas tracejadas são as que considero mais importantes. O download é mais que recomendado para os usuários do Adobe Illustrator, só lembrando que o autor testou os scrips apenas na versão CS3.