A retopologia é uma técnica extremamente útil e que deveria ser conhecida por qualquer pessoa interessada em trabalhar com modelagem 3d, pois as ferramentas de retopologia podem literalmente salvar um projeto. Imagine que você acabou de encontrar um modelo 3d na internet ou então finalizou um personagem para animação, mas quando começou a trabalhar com as deformações nesse modelo 3d, a malha do personagem começou a parecer estranha. Isso é mais comum do que você imagina em projetos que envolvem grandes quantidades de modelos 3d produzidos pelos próprios artistas.

Com as ferramentas de retopologia é possível usar o mesmo modelo 3d para criar uma derivação, mas com a possibilidade de literalmente desenhar os locais em que você gostaria de posicionar as suas arestas. Isso permite controle quase total sobre a topologia do modelo 3d. Por isso, a maioria dos softwares 3d hoje apresenta esse tipo de ferramenta para ajudar na modelagem.

Um tutorial em vídeo muito interessante sobre retopologia usando o novo Graphite modeling tools do 3ds Max 2010, mostra como as opções de retopologia da nova versão do 3ds Max funcionam. O vídeo é curto e objetivo, mas mostra para os usuários interessados em aprender mais sobre o 3ds Max 2010, mais opções sobre o processo de ajuste na modelagem usando essa nova interface.

No início do tutorial o próprio autor do vídeo contextualiza a situação informando que o modelo 3d abordado no vídeo, é uma típica representação de cenários virtuais manipulados por empresas de topografia. O artista precisa lidar com faces triangulares e inúmeros problemas no modelo 3d, sendo um deles as faces sobrepostas, que podem ser identificadas de maneira muito rápida com as opções do xView no 3ds Max 2010, como é demonstrado no próprio tutorial. Para piorar, ainda é possível exibir as arestas que não estão conectadas, o que resulta na exibição de todas as arestas. Em resumo, esse modelo 3d está uma verdadeira bagunça.

Para resolver o problema desse modelo 3d, o artista aciona as opções de desenho sobre a malha 3d do Graphite modeling tools, configurando a ferramenta para gerar um novo objeto com base nessa opção. Na interface do 3ds Max a palavra retopology não está visível, mas a função desempenhada pelas ferramentas é exatamente essa.

Se você é usuário do 3ds Max, esse tipo de opção pode salvar algumas horas de trabalho em projetos envolvendo modelos 3d com topologia pobre como o apresentado no vídeo.