A animação 3d exige dos artistas e profissionais envolvidos na produção uma série de conhecimentos e recursos que não são fáceis de assimilar. Um desses conhecimentos é a necessidade de conhecer técnicas de atuação e interpretação, para que seja possível atribuir de maneira verossímil aos seus personagens as emoções que o roteiro da animação descreve. Sem esse tipo de conhecimento, o resultado das animações acaba sendo um conjunto de personagens sem expressão e consequentemente a natureza artificial dos mesmos é potencializada. Em resumo, o resultado não é nada bom.

Uma das soluções para esse tipo de problema é o uso de algum tipo de laboratório, em que os animadores podem testar as expressões antes de começar a trabalhar com seus personagens. É bem fácil detectar esse tipo de solução em estúdios de animação, em que logo ao lado de cada computador usado pela equipe de animação existe um pequeno espelho, Esses espelhos servem para que os animadores possam testar neles mesmos as expressões e conseguir boas referências para a animação.

Pode parecer constrangedor, ficar fazendo caretas na frente de um espelho, mas é uma excelente maneira de fazer laboratório. Se você não quiser fazer esse tipo de teste, usando o seu rosto como referência, o instituto de Pesquisas em animação e produção digital da Alemanha, organizou uma série de vídeos e fotografias com as mais diversas expressões faciais para servir como base para animadores.

The Emotion Wheel: reference tool for drawing emotions on faces

A imagem não faz parte dessa biblioteca, mas é um exemplo do que você encontra lá.

A biblioteca é extremamente útil para as pessoas que não tem muita aptidão para as artes cênicas, mas ainda assim gostariam de trabalhar com animação de personagens. O único requisito para poder acessar os vídeos e banco de fotografias desse acervo é o cadastro no sistema do instituto, que é feito mediante o preenchimento de um formulário.

Além das imagens disponíveis no sistema, podemos visualizar diversos vídeos de pessoas comuns fazendo as expressões. Lembre que conhecer a parte técnica dos softwares de animação 3d é apenas uma parte do processo, pois o software fará apenas aquilo que você determinar como animador.

Depois de acessar o web site do instituto e conferir o banco de expressões faciais, você vai perceber que eles também disponibilizam alguns scripts e ferramentas para animação facial com o Maya.