Tutorial After Effects: Criando campos de energia com partículas

Já faz um bom tempo que não escrevo sobre o After Effects aqui no blog, mas isso é devido ao fato de não estar ministrando nenhum tipo de aula sobre ele nesse semestre. Mesmo assim, sempre que posso estou fazendo pesquisa por materiais e vídeos sobre a sua aplicação para efeitos especiais, ou como apoio em projetos que usam animação 3d. Essa é a importância do After Effects para artistas que usam softwares de animação 3d, ele pode muito bem ser usado para a fase de pós-produção e evitar renderizações ou a necessidade de complicar ainda mais o seu projeto 3d.

Essa semana encontrei um tutorial que já é um pouco antigo, aproximadamente com quase um ano de publicação, mas ainda assim o tema e resultado final são bem interessantes. O vídeo mostra como é possível simular um campo de energia em vídeo, usando como referência a foto de uma rua existente. O resultado final do tutorial você pode conferir no vídeo abaixo:

O tutorial completo em vídeo sobre campos de energia com After Effects está disponível nesse link.

Todo o tutorial gira em torno das configurações de um plugin extremamente útil que acompanha o After Effects, chamado de CC Particle World. Nos primeiros minutos do tutorial, o autor já explica como será necessário organizar a cena em várias camadas, usando o plugin para criar os diferentes sistemas necessários para criar o efeito do campo de energia.

O segredo para conseguir reproduzir esse mesmo efeito no After Effects é o posicionamento da câmera e ajustar os parâmetros das partículas. Assim como acontece com os softwares 3d, os sistemas de partículas no After Effects também apresentam diversas opções de configuração e podem muito bem complicar o processo de criação, devido a existência desse grande número de opções.

Se você nunca usou o After Effects, o tutoria é uma ótima apresentação sobre o software é fundamental para qualquer pessoa interessada em trabalhar cm vídeo e efeitos. Apesar de não ser a única e nem a melhor opção para esse tipo de efeito, o After Effects é um dos softwares mais usados para esse tipo de efeito aqui no Brasil. Por isso, ele é um excelente complemento para o portfólio de qualquer animador ou artistas 3D. Isso fará com que as suas chances de integrar uma equipe de produção para TV ou cinema aumentem bastante.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial After Effects: Criando campos de energia com partículas”

  1. uaolll!!
    Obrigado, Allan, é realmente um efeito além de útil, incrível!! O.o
    parabéns pela postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *