A Pixologic lançou um plugin para ZBrush, seu software especializado na criação de esculturas digitais que pode literalmente acelerar o processo de manipulação de modelos 3d complexos. Quando o ZBrush é usado para criar algum tipo de modelo 3d com base em ferramentas de escultura, o resultado é um objeto com grande quantidade de detalhes e polígonos, que será editado e manipulado em outros softwares como 3ds Max, Maya e Cinema 4D para trabalhar a parte de animação. Essa é a seqüência de trabalho normal de um artista que use o ZBrush. Como não é tão simples assim manipular um modelo 3d com mais de 5 milhões de polígonos, uma ferramenta que reduza essa quantidade e não faça com que os modelos percam qualidade ou detalhes, é muito bem-vinda.

É exatamente esse tipo de otimização que o plugin Decimation Master se propõe a fazer no ZBrush. O Software pode ser copiado no web site da Pixologic diretamente nesse endereço. Quer saber como ele funciona? O vídeo abaixo mostra muito bem o plugin sendo usado para reduzir significativamente o número de vértices de um modelo 3d.

Para saber mais ainda sobre o funcionamento do plugin e visualizar diversos exemplos da aplicação e eficiência do Decimation Master em modelos 3d complexos, visite esse endereço no ZBrush Central em que está disponível também a documentação oficial do plugin.

O uso do plugin é bem simples e requer pouquíssimos passos na edição e manipulação dos modelos 3d no ZBrush. Depois de consultar o vídeo de demonstração que indiquei logo acima, e também a documentação oficial do Decimator Master, podemos perceber que basicamente é necessário configurar duas partes do plugin para otimizar um modelo 3d. A primeira parte é escolher a pré-análise de qualquer modelo ou objeto selecionado no ZBrush, para depois na parte chamada Decimate ajustar o número desejado de polígonos para o modelo 3d.

Com a redução significativa no número de polígonos e vértices do modelo 3d, o trabalho de edição e ajuste dos mesmos fica muito mais rápido e eficiente. Na verdade, o uso desse tipo de recurso remove geometria desnecessária dos modelos 3d que é gerada durante a escultura. Essa é a desvantagem em usar softwares de escultura digital para modelagem. Com técnicas de modelagem como a subdivisão ou modelagem poligonal é mais fácil controlar a quantidade de objetos no modelo 3d.