Adobe Flash Catalyst: Crie interface interativas de arquivos PSD, AI e PNG

Para qualquer artista envolvido com a criação de conteúdos ou apresentações para a internet, um dos maiores desafios é mesclar a sua formação direcionada com as artes visuais e o ambiente técnico e cheio de códigos da web. Sempre que ministro cursos sobre o Flash ou ActionScript percebo isso de maneira bem evidente, pois quando o público do curso é formado por pessoas interessadas na parte visual, o ActionScript fica meio de lado e quando o público é de desenvolvedores, a parte visual dos aplicativos sempre deixa a desejar. A Adobe está tentando minimizar essas diferenças para o lado dos artistas com o lançamento do Adobe Flash Catalyst. Esse é um aplicativo ainda em estágio beta no Adobe Labs que tem como objetivo criar interfaces para internet, sem o uso de nenhum tipo de código.

O processo de criação no Flash Catalyst funciona com base na importação de arquivos produzidos no Photoshop, Illustrator ou Fireworks. Assim que os arquivos são importados é possível converter os mesmos para elementos interativos como botões. O vídeo abaixo mostra uma demonstração do software em ação:

Se você produz material gráfico e gostaria de testar o Catalyst para criar apresentações, o software pode ser copiado de maneira gratuita no web site da Adobe, enquanto ainda estiver em fase beta. O apelo de criar apresentações interativas sem a necessidade de usar uma linha de código é muito interessante para artistas, que não tenham interesse em estudar linguagens de programação. Para promover o uso do software, existe um treinamento gratuito sobre o Adobe Catalyst disponível nesse endereço, ainda que seja básico é uma ótima introdução ao software.

Essa opção não é tecnicamente a melhor escolha, pois softwares que criam esse tipo de comportamento de maneira automática geralmente adicionam muitos blocos de código desnecessários ao aplicativo.

Ainda acredito que a melhor solução, pelo menos para quem precisa apresentar material em 3d é usar engines 3d para o Flash, caso o trabalho seja apresentado na web. Entre as diversas opções de engines 3d a que mais me agrada é o Papervision 3D, que é totalmente gratuito e de pode criar efeitos muito interessantes para apresentar interfaces e modelos 3d direto no navegador. O ponto negativo do Papervision 3D é que você precisa de conhecimentos intermediários em ActionScript para conseguir elaborar alguma interface interativa em 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Adobe Flash Catalyst: Crie interface interativas de arquivos PSD, AI e PNG”

  1. Preciso de uns tutoriais, ensinando a fzr uns efeitos muito loucos no catalyst gostei do programa, abraços.
    Se poderem mandar os tutoriais para o meu e-mail, agradeço mt vlws

  2. achei fantástico o Flash Catalyst, realmente pra quem é designer quebra um galhão, pois permite fazer coisas realmente interativas sem precisar conhecer programação, claro que é super limitado diante de um programador profissional mas acredito que o programa só tem a melhorar, parabéns a Adobe e podem testar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *