Entre as diversas ferramentas que estão sendo desenvolvidas para o Blender 3D e que não foram adicionadas a versão 2.49, por ainda não apresentar ferramentas e procedimentos estáveis e que possam ser aplicados em ambientes de produção, encontramos o novo sistema de render volumétrico. Para usar esse sistema foi adicionado ao painel de materiais do Blender uma opção para selecionar um novo tipo de material, chamado de volumetric. O desafio para usar esse tipo de sistema é a quantidade de opções e controles adicionais aos materiais do Blender 3d, que podem ser um grande desafio para usuários novos e até mesmo os mais experientes na ferramenta podem ficar sem saber os procedimentos para usar a volumetria.

O tutorial abaixo mostra de maneira bem detalhada os procedimentos para usar a ferramenta e criar simulações com nuvens e outros elementos volumétricos no Blender 3D com o chamado Sim Physics. Se você quiser testar o novo sistema acompanhando o tutorial, o link para a versão do Blender usada no vídeo é esse aqui (Windows). Mas, devo alertar que essa é uma versão experimental do software que não deve ser usada em ambientes de produção.

O vídeo tem mais de 30 minutos de duração:

Blender volumetric clouds tutorial from Falgor on Vimeo.

O primeiro passo realizado pelo artista é a configuração de um material do tipo volume, aplicado em um cubo simples do Blender 3D. Não é necessário fazer nenhum tipo de ajuste na renderização para que as imagens comecem a ser geradas com esse tipo de recurso. As configurações do material podem ser ajustadas no menu volume, que aparece aquando usamos esse novo tipo de material. Mas, os parâmetros usados por padrão resultam em volumetria semelhante a uma “fumaça negra”, pois os valor do absorption está configurado para 1. Esse valor determina que o material absorve energia luminosa na cena, resultando nessa fumaça escura.

No decorrer do tutorial é possível acompanhar uma descrição breve das ferramentas feitas pelo autor, para que seja possível criar uma simulação de nuvens bem realista. Inclusive com o uso do sistema de partículas do Blender para modelar as nuvens. Esse é um excelente início para um possível módulo no Blender 3D para gerar cenários e ambientes virtuais com base em parâmetros reais.