A criação de material visual é apenas parte do trabalho relacionado com animação ou edição de vídeo, pois é necessário sincronizar e ajustar trilhas de áudio, para que as suas produções relacionadas com animação ou mesmo vídeo ganhem ainda mais vida. Nesse ponto os artistas 3d encontram o desafio de conhecer o áudio digital e todas as suas características, para poder adicionar e editar áudio em suas animações. Em grandes produções o ideal é que profissionais especializados na edição de áudio assumam essa tarefa, mas nem sempre o orçamento do projeto suporta esse tipo de contratação.

Para conseguir realizar esse tipo de tarefa o artista 3d pode recorrer a algum software especializado na edição de áudio, para facilitar em parte o seu trabalho. Entre os editores de vídeo mais usados em estúdios está o Adobe Premiere, e com os vídeos abaixo você pode começar a trabalhar com alguns dos recursos para ajustar áudio do software.

O primeiro vídeo aborda uma tarefa relativamente simples e comum na parte de edição de áudio em animação, que é a chamada normalização do áudio. Esse tipo de edição é necessária quando os níveis de volume da trilha de áudio, que pode ser uma música ou então a gravação das vezes para os personagens, está em diferentes níveis. Isso acaba gerando um desconforto e efeito estranho ao áudio e pode ser corrigido de maneira relativamente simples.

Como é possível perceber no vídeo, o procedimento para normalizar o áudio é muito simples e requer apenas o acionamento de um menu no Premiere CS4. Com isso as suas trilhas de áudio ficam com níveis de volume constantes.

O segundo tutorial que indico nesse artigo é sobre a manipulação de arquivos estéreo, na verdade é uma técnica para transformar arquivos com apenas um canal de áudio em estéreo. O tutorial foi gravado no Adobe Premiere CS3, mas o procedimento é bem semelhante no CS4.

Para realizar esse tipo de edição o autor do tutorial usou os filtros de áudio do Premiere para conseguir passar o áudio de um canal e distribuir para o outro.

As dicas são simples, mas podem ajudar muito na edição e finalização de uma animação. Como as ferramentas de edição e ajuste de áudio são pouco usadas por editores de vídeo, que estão mais interessados em trabalhar nos cortes e edição do material visual, qualquer dica de como usar as ferramentas para editar áudio no Premiere CS4 é muito bem-vinda!