Assim como acontece com as outras partes do Blender 3D que estão sendo adaptadas aos poucos para a interface e ambiente da versão 2.50, o sistema de partículas está começando a ser implementado. A primeira parte envolve apenas a criação e configuração da interface do sistema, mas ainda assim é um bom sinal começar a visualizar cada vez mais ferramentas e opções do Blender sendo adaptadas para o 2.50. O responsável pela mudança no sistema de partículas para o 2.50 é o próprio Jahka, que fez uma reformulação total nesse mesmo sistemas alguns meses atrás e facilitou em muito o trabalho com partículas no Blender 3D.

Para divulgar essa parte do processo de desenvolvimento do Blender 2.50, o próprio autor publicou uma imagem da interface dos controles para as partículas já com a organização da nova interface. Segundo ele mesmo comentou no seu web site, ainda não é possível usar absolutamente nada das partículas, pois apenas a organização da interface foi iniciada.

blender250particulas.jpg

Para quem não está acompanhando o desenvolvimento do Blender 3D 2.50, sempre é bom lembrar que essa será uma versão que trará grandes avanços no desenvolvimento do Blender em termos de ferramenta, pois vai reformular a interface do software e trará várias melhorias em termos de usabilidade. Por exemplo, a possibilidade de integrar ferramentas externas e personalizar atalhos de teclado são algumas das novidades. Mas, a previsão de lançamento dessa versão do Blender é apenas para o próximo ano, quando o projeto Durian for concluído. Isso deve acontecer apenas no segundo trimestre, portanto ainda será necessário esperar um bom tempo.

Sempre é bom deixar esse tipo de coisa clara, pois essa semana algumas pessoas me perguntaram se era melhor deixar para estudar o Blender 3D só depois que o 2.50 fosse lançado. Apesar das mudanças na interface, a maioria das opções e atalhos de teclado continuará a mesma. Pode começar a estudar o Blender 2.49 mesmo, pois a migração para a versão 2.50 deve ser tranqüila.

Agora, para quem gosta de manter as expectativas altas em relação ao que pode ser lançado no Blender 2.50, o próprio Jahka comentou no seu web site que está pensando na possibilidade de fazer o sistema de partículas ficar compatível com o editor de nós do Blender. Isso faria com que a configuração de partículas fosse totalmente procedural, permitindo combinações e arranjos nas partículas totalmente inéditos! Esse tipo de opção deixaria o Blender 3D ainda mais próximo do Houdini 3D com o seu sistema procedural de criação e edição de objetos 3d. A migração para esse tipo de sistema é extremamente complexa tecnicamente, mas nada que um pouco de trabalho regrado ao longo do tempo não resolva.