A Siggraph 2009 ainda está alguns meses distantes, mas alguns estudos e artigos científicos com pesquisas e avanços na área de algoritmos e softwares para simulações e animações 3d já começam a aparecer. Um desses artigos é intitulado Deforming Meshes that Split and Merge. O artigo é fruto do trabalho de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) e promete grande evolução na animação em que objetos com corpos maleáveis realizam colisões e se fundem. Esse é um movimento relativamente simples e comum no mundo real, mas em 3d pode se transformar num grande problema.

Imagine a seguinte situação, dois objetos em 3d configurados para se comportar como um Soft Body ou até mesmo líquidos, estão em trajetória de colisão. Como fazer para que o objeto resultante da colisão obtenha a dinâmica e formas condizentes com a natureza flexível do objeto, e ao mesmo tempo cuidar da animação? É a solução para esse tipo de problema que o artigo se propõe.

Caso ainda não tenha ficado claro o objetivo do trabalho dos autores, o vídeo abaixo é uma demonstração do que pode ser realizado com o uso da pesquisa.

Para fazer o download do Deforming Meshes that Split and Merge, visite esse endereço e faça o download do artigo em PDF e um vídeo de demonstração.

A descrição do trabalho é bem clara no objetivo do procedimento, que é rastrear as alterações na topologia dos objetos. O próprio artigo faz referência ao método de rastreamento usado no estudo que é baseado na mecânica de Langrange para resolver os problemas de topologia. Se você tem interesse pela parte teórica da computação gráfica, ou gostaria apenas de conhecer um pouco mais das bases que criam esse tipo de animação, recomendo uma visita ao link da mecânica de Langrange.

Esse modelo tem várias aplicações em simulações de fluidos e líquidos, tanto na área de pesquisa para engenharia como na computação gráfica também.

O artigo ainda será apresentado na Siggraph e nada garante que o material esteja presente em softwares 3d comerciais, mas é interessante acompanhar esse tipo de estudo. O material é uma excelente referência, principalmente pelas indicações de bibliografia tão úteis e necessárias em pesquisas acadêmicas. Como sempre recebo esse tipo de pedido pelo formulário de contato, ai está uma ótima dica para os estudantes que gostariam de abordar Computação Gráfica no TCC!