Mais exemplos e demonstrações do V-Ray RT no 3ds Max 2010

Com o lançamento da versão comercial do V-Ray RT, que é o módulo do V-Ray especializado em realizar renderizações em tempo real usando para isso o poder da GPU, é cada vez maior o número de demonstrações e vídeos que demonstram o poder desse software para acelerar a produção de projetos em 3d. No último final de semana consegui localizar dois vídeos excelentes que mostram o renderizador acelerando a visualização de duas cenas no 3ds Max 2010, sendo uma das cenas com tema mais generalista a outra uma imagem voltada para visualização arquitetônica.

O funcionamento do V-Ray RT é um pouco diferente do FryRender RT que comentei aqui no blog também nas últimas semanas, pois ele funciona de maneira integrada ao 3ds Max 2010 e não é um software a parte como o FryRender RT. No primeiro vídeo de demonstração que está logo abaixo, é possível acompanhar a manipulação de uma cena bem simples, com modelos 3d sem grandes deformações ou detalhes. Uma das coisas que me chamou a atenção em relação ao V-Ray RT é que ele fica constantemente atualizando a cena de acordo com as alterações nos modelos 3d.

Assim que luzes ou objetos são alterados o renderizador atualiza a Viewport para exibir as atualizações dos objetos. No vídeo o autor adiciona V-Ray Lights na cena para iluminar a cena e em tempo real o material é atualizado. O que realmente impressiona em termos de performance é a visualização dos materiais aplicados aos modelos 3d. Por exemplo, quando o autor aplica um material espelhado no objeto para simular um metal cromado no modelo 3d, a renderização é exibida usando o mesmo tipo de material.

Esse tipo de recurso ajuda muito na visualização e planejamento de uma cena e evita os famigerados renders de teste. Antigamente as alterações realizadas em cenas 3d só podiam ser avaliadas com o uso de renders de teste, que podiam demorar vários minutos.

O segundo vídeo demonstra a mesma aplicação em uma cena voltada para renderização arquitetônica, com a imagem de uma cozinha. Os recursos usados são basicamente os mesmos, com a demonstração da atualização e manipulação de materiais e bibliotecas externas de materiais no V-Ray.

Só me pergunto até que ponto a CPU tem influência na performance, e se apenas a GPU ajuda nesse ponto. Uma coisa podemos concluir, o computador precisa ser muito bom para conseguir performances melhores.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Mais exemplos e demonstrações do V-Ray RT no 3ds Max 2010”

  1. boa noite, por favor como faço para adiquirir o vray pro max 2010, desculpa nao sei o que significa URI.

    muito obrigado

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