A modelagem 3d em suítes 3D apresenta diversos benefícios e facilidades, como a opção de gerar diversas duplicadas de um objeto para povoar uma cena. Mas, apesar de ser um grande facilitador em termos de produtividade, as cópias dos objetos ainda precisam ser organizadas de alguma maneira. Entre as diversas opções que temos disponíveis para organizar as duplicatas de um objeto está o uso de modificadores ou ferramentas semelhantes ao Array. Essa é uma opção bem comum na maioria dos softwares 3d desde o Blender 3D até o 3ds Max, todos eles possuem algum tipo de variação do Array.

No 3ds Max ainda existe uma ferramenta que ajuda bastante na distribuição de objetos na cena chamada de Spacing Tool, que pode funcionar em conjunto com o Array. Se você nunca usou a ferramenta no 3ds Max, o vídeo abaixo faz uma excelente demonstração de como funciona a ferramenta.

Spacing Tool – 3ds Max Tutorial from Ben Tate on Vimeo.

Com o Spacing tool é possível distribuir os objetos usando dois métodos que podem aproveitar uma curva 2d ou então o uso de vários pontos espalhados pelo cenário. A maneira mais simples e regular de fazer essa configuração é usando as curvas. Em termos de configuração a ferramenta tem uma configuração bem simples, composta por dois botões na parte superior do menu que são o Pick Points ou Pick Curve.

Na parte inferior do menu com as configurações é possível escolher o espaçamento entre as cópias, número de cópias e também um deslocamento inicial e final para usar a área marcada, seja uma curva ou os pontos. O tutorial foi desenvolvido ainda no 3ds Max 2009, mas a versão 2010 também apresenta a ferramenta com as mesmas opções de configuração.

Quer saber em que situação o Spacing tool é útil?

No tutorial o autor apresenta diversos usos para a ferramenta, que ajudam muito na modelagem de objetos e estruturas com grande quantidade de repetições como uma escada de madeira. Tanto os degraus como os elementos que formam o corrimão ou os apoios da estrutura acabam se repetindo diversas vezes e podem ser copiados com o Spacing Tool.

Agora que você já conhece a ferramenta do 3ds Max, pode tentar reproduzir o mesmo tipo de distribuição de modelos 3d em seu software de modelagem 3d favorito.