As pessoas interessadas em trabalhar com modelagem 3d para projetos arquitetônicos, podem sempre escolher começar a trabalhar em softwares como o SketchUp que apresenta inúmeras vantagens e facilidades em termos de modelagem. Como o processo de modelagem é muito semelhante a criação de um esboço mesmo, lembrando a criação de uma ilustração, o artista não precisa ficar preocupado com aspectos mais técnicos da modelagem como a organização da topologia. Mas, isso acaba tendo um preço que é o aspecto mais simplório dos modelos 3d e dos volumes gerados no software. Um dos itens nos quais o SketchUp poderia melhorar em muito é na representação de vegetação.

Mesmo que o seu objetivo seja apenas representar a volumetria de um projeto relacionado com edificações, a representação de vegetação vai ajudar a atribuir uma melhor sensação de escala na ilustração e ambientar de maneira mais realista o modelo 3d. Para criar vegetação no SketchUp podemos importar modelos prontos de vegetação ou então usar ferramentas gratuitas como o RP TreeMaker que adiciona ao SketchUp um painel de criação de árvores e vegetação.

O plugin é muito útil e flexível em termos de criação, pois permite personalizar vários aspectos das árvores. Se você quiser saber como a ferramenta funciona, o vídeo abaixo mostra muito bem o processo de configuração de uma árvore com o RP TreeMaker.

RP TreeMaker from Dennis Bostwick on Vimeo.

O processo de configuração do plugin é relativamente simples e consiste em apenas três abas que ajustam parâmetros gerais, galhos e folhas da árvore.

A parte de configuração das folhas é baseada no uso de texturas para representar as folhas, e junto com o plugin já existem alguns tipos prontos de folha para escolher. Uma das vantagens em termos de desempenho para esse plugin é que as árvores geradas com ele não são modelos 3d e sim planos 2d que representam exatamente o mesmo design e estrutura configurada no painel da ferramenta.

Um dos problemas em usar modelos 3d para representar vegetação é a perda de performance do software 3d ao adicionar vários desses objetos no cenário. Basta imaginar a quantidade de vértices e faces necessárias para representar de maneira realista uma árvore, e como isso pode demandar mais processamento do computador. Até tarefas simples como alterar o zoom podem perder performance.

Se você usa o SketchUp, essa é uma opção muito interessante e gratuita para gerar vegetação.