A seleção de texturas para aplicação em softwares 3d sempre é uma tarefa que exige muita paciência e olho clínico por parte do artista, pois demanda a seleção de imagens com qualidade e resolução suficientes para aplicação em cenas 3D. Quando o projeto exige texturas mais comuns e fáceis de localizar, basta uma visita breve a qualquer web site ou biblioteca de texturas para localizar imagens de madeira, pedra e outros. Mas, e quando não encontramos a textura necessária para o projeto? Seja pela indisponibilidade do material na biblioteca de texturas ou mesmo por alguma especificação exótica do projeto. Nesse caso a solução é pegar a máquina fotográfica e tentar tirar uma foto da superfície para aproveitar nos softwares 3d.

Se você já tentou tirar uma fotografia de superfícies irregulares para aplicação em texturas, deve ter percebido que é muito difícil conseguir acertar a iluminação e cores da imagem, principalmente se a textura for aplicada no modo “tile”. Esse é o modo em que as imagens são posicionadas uma ao lado da outra, para que uma grande superfície seja coberta com a imagem. Não é o modo mais elegante de aplicar texturas, mas é com certeza o mais rápido para alguns tipos de projeto.

Wood Texture

Como a iluminação das texturas acaba não ficando uniforme, o resultado da aplicação das mesmas no modo tile acaba deixando evidente o padrão de repetição em forma de matriz.

Caso você queira aprender uma técnica muito legal e eficiente para equalizar as cores e deixar as texturas mais suavizadas no Photoshop, recomendo a leitura desse pequeno tutorial que é destinado exatamente para esse propósito. No texto o autor explica o procedimento e ajuste dos Layers do Photoshop para aplicar uma equalização suave as imagens e acabar com texturas mais uniformes.

O tutorial foi baseado em outro texto um pouco mais complexo e que também pode ajudar no processo. Mesmo que você não use o Photoshop para ajustar as suas texturas, pode seguir os passos e filtros aplicados nas imagens para tentar reproduzir a técnica no GIMP ou outro software que edita imagens.

Se o objetivo for usar texturas baseadas em mapeamento UV, a técnica deve ser aplicada antes de trabalhar com as imagens no editor de texturas para conseguir criar o mapa completo para as superfícies. Já testei aqui o procedimento no Pixelmator e o resultado foi muito bom.