As câmeras usadas para ajustar o foco de determinar a visão dos usuários nas animações acabam sendo deixadas de lado por boa parte dos animadores, pois os mesmos só estão interessados em ajustar o movimento dos personagens e configurar hierarquias, keyframes e outros elementos mais técnicos. Com a manipulação correta da câmera é possível conseguir planos e efeitos visuais que podem atribuir mais dramaticidade em animações com personagens. Quando o projeto dispõe de um diretor de fotografia ou outra pessoa responsável pelo enquadramento e posicionamento das câmeras, a coisa fica mais fácil. Se você ainda não chegou no nível em que é possível integrar esse tipo de profissional nos seus projetos, é hora de aprender alguns truques que podem ser aplicados por você mesmo!

Assim como acontece em todos os softwares 3d, as câmeras do Blender permitem que a abertura do foco da câmera seja regulada para determinar o ângulo de visão da mesma. As câmeras com grandes ângulos de abertura acabam proporcionando tomadas mais amplas, mas que apresentam deformações nas laterais da imagem. Com ângulos muito fechados e pequenos a câmera acaba sem espaço suficiente para mostrar os elementos necessários na cena. No tutorial abaixo, é possível acompanhar um tutorial bem interessante em que um artista anima o ângulo de abertura da câmera do Blender, fazendo com que ela passe de uma grande abertura para outro valor bem mais baixo.

Depois de assistir ao tutorial, você deve ter percebido pelo vídeo que o procedimento para realizar a animação é extremamente simples, com um resultado bem interessante. O movimento aparente dos objetos no cenário é que atribui o tom dramático na cena. Com a alteração no ângulo de abertura da câmera os objetos na cena acabam tendo um movimento aparentem, que é resultado da pequena deformação que todos os elementos na cena acabam sofrendo.

O efeito sozinho pode deixar a cena com ar mais sombrio ou misterioso, mas apenas o movimento da câmera não consegue o efeito. O mesmo movimento no cenário associado a uma trilha sonora preparada para a cena em questão, pode ajudar muito na ambientação da cena. Esse tipo de zoom na câmera é muito usado no cinema, para chamar a atenção do espectador para uma determinada cena.

Se você já é usuário do Blender 3D, a reprodução da técnica será bem rápida e para os artistas que usam outros softwares 3d, basta aplicar o mesmo princípio no seu software 3d preferido para conseguir o mesmo tipo de movimento.