O que você acharia se descobrisse que o seu software poderoso de desenho técnico, apresenta um bug que impede a manipulação de arquivos com malhas muito complexas? Isso acontece com as melhores famílias, e nesse caso estamos falando de um dos softwares mais famosos e usados em termos de desenho técnico que é o AutoCAD 2010. Nas minhas pesquisas pela internet, sempre procurando por material e notícias sobre CAD, encontrei um relato muito curioso de um usuário do AutoCAD que encontrou um bug desconcertante no formato DWG que impede o armazenamento de certos objetos.

Uma parte do relato feito pelo autor é verídica e começa com a descrição da empreitada que a Autodesk realizou nos últimos anos, para deixar o formato de arquivo DWG cada vez mais complexo e evitar que iniciativas externas, pudessem criar filtros para interpretar e ler conteúdos desse formato. Nessa empreitada para tornar o formato DWG mais a Autodesk esqueceu dar atenção ao suporte as PolyFace Meshs com mais de 32.767 vértices.

AutoCAD%202010%20boxshot

Mas, quem em sã consciência vai usar um modelo 3d com uma face apresentando essa quantidade de faces? Bem, segundo o autor da reclamação original e também pela minha própria experiência, esse tipo de modelo com tantas faces não é tão difícil encontrar quando o assunto é desenho 3d de topografia ou objetos com topologia em altíssima resolução. Caso você tente criar um modelo 3d com essas características, o AutoCAD 2010 não consegue gravar as informações no arquivo DWG.

Assim que você abrir o arquivo, o resultado será uma representação do objeto 3d, mas com uma informação de vértices totalmente errada e até mesmo o desaparecimento do objeto.

O bug já foi informado às equipes de desenvolvimento e suporte da Autodesk, mas segundo o autor o comunicado foi feito já faz mais de 2 anos e até agora o problema persiste. Esse é o tipo de situação que mostra o lado negativo dos softwares proprietários, em que as empresas dedicam tempo e investimento para fazer as correções apenas quando uma grande quantidade de reclamações sobre o problema é recebida. Pode ser também que a correção do problema bagunce completamente o sistema de informações do formato DWG, o que inviabiliza economicamente a correção.