Clicky

Problemas com o AutoCAD 2010?

O que você acharia se descobrisse que o seu software poderoso de desenho técnico, apresenta um bug que impede a manipulação de arquivos com malhas muito complexas? Isso acontece com as melhores famílias, e nesse caso estamos falando de um dos softwares mais famosos e usados em termos de desenho técnico que é o AutoCAD 2010. Nas minhas pesquisas pela internet, sempre procurando por material e notícias sobre CAD, encontrei um relato muito curioso de um usuário do AutoCAD que encontrou um bug desconcertante no formato DWG que impede o armazenamento de certos objetos.

Uma parte do relato feito pelo autor é verídica e começa com a descrição da empreitada que a Autodesk realizou nos últimos anos, para deixar o formato de arquivo DWG cada vez mais complexo e evitar que iniciativas externas, pudessem criar filtros para interpretar e ler conteúdos desse formato. Nessa empreitada para tornar o formato DWG mais a Autodesk esqueceu dar atenção ao suporte as PolyFace Meshs com mais de 32.767 vértices.

AutoCAD%202010%20boxshot

Mas, quem em sã consciência vai usar um modelo 3d com uma face apresentando essa quantidade de faces? Bem, segundo o autor da reclamação original e também pela minha própria experiência, esse tipo de modelo com tantas faces não é tão difícil encontrar quando o assunto é desenho 3d de topografia ou objetos com topologia em altíssima resolução. Caso você tente criar um modelo 3d com essas características, o AutoCAD 2010 não consegue gravar as informações no arquivo DWG.

Assim que você abrir o arquivo, o resultado será uma representação do objeto 3d, mas com uma informação de vértices totalmente errada e até mesmo o desaparecimento do objeto.

O bug já foi informado às equipes de desenvolvimento e suporte da Autodesk, mas segundo o autor o comunicado foi feito já faz mais de 2 anos e até agora o problema persiste. Esse é o tipo de situação que mostra o lado negativo dos softwares proprietários, em que as empresas dedicam tempo e investimento para fazer as correções apenas quando uma grande quantidade de reclamações sobre o problema é recebida. Pode ser também que a correção do problema bagunce completamente o sistema de informações do formato DWG, o que inviabiliza economicamente a correção.

2017-04-11T10:31:31+00:00 By |CAD|15 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

15 Comentários

  1. Martin S. Riesel 18/06/2009 em 6:07 am

    Primeiro parabéns pelo Blog, continuo lendo ele diariamente.
    Trabalho com Autocad a muitos anos, no momento o 2009 apesar da Autodesk já ter nos mandado a atualização para o 2010. Trabalho com desenho principalmente em 3D e renderizações, sou obrigado a usar o Autocad pois estes desenhos tem os Blocos linkados pelo Banco de Dados.
    O que eu posso dizer é que o Autocad para 3D, renderizações,… é uma porcaria, a quantidade de bugs é fenomenal. O suporte da Autodesk é bom e já me ajudou a superar varias deficiência do programa, mas para algumas não tem solução.
    Um exemplo gritante é por exemplo a ferramenta de Mapeamento dos materiais, se tiver uma superfície curva e quiser colocar uma imagem sobre ela é quase impossível, pois nenhuma das ferramentas de mapeamento funcionam direito.

  2. jacob 18/06/2009 em 4:13 pm

    ruim este post. pegar pedaços de informações de um depoimento sem credibilidade e fazer um post com isto. nada haver. está sem idéia de novidades é melhor deixar como está, ou pode começar a estragar tudo.

    tmb não entendi muito bem o motivo de comentar que este mostra o lado negativo de softwares proprietários? o lado negativo deve estar longe disto, pois sw livre muitas vezes se quer temos com quem reclamar ou mesmo obter suporte, tem que perambular foruns e tentar por dias e dias uma solução, bugs em sw livre tmb só tem correção de for gritante em muita gente reclamando. sem esquecer q não existe software livre a altura do Autocad né, assim uma alusão para compara-lo com sw livre é sem justificativa.

  3. Allan Brito 18/06/2009 em 6:52 pm

    Oi Jacob,

    Me perdoe, mas não entendi o sentido do estragar que você mencionou no comentário.
    Você acha que se o software apresenta um tipo de limitação ou problema, é melhor não fazer nenhum comentário sobre o assunto? Esse foi o depoimento de um usuário do AutoCAD, mas se você quiser uma busca no Google por “AutoCAD Polyface limitation”, você vai encontrar vários relatos de usuários com problemas em relação ao uso de Polyfaces.

    O relato desse usuário inclusive chamou a atenção de um gerente de desenvolvimento da Autodesk. Você reparou que ele menciona o processo que resulta na correção desse tipo de problema? Um dos fatores é o impedimento para concluir um projeto comercial. Se você for estudante e pagar pelo software, esse tipo de pedido tem menos importância para a equipe.

    Não estou dizendo que a Autodesk está certa ou errada, mas acredito que se você for um usuário do produto e pagar por ele, qualquer pedido deve ser considerado.

    Como você não entendeu a comparação com os softwares livres, me permita explicar. Os softwares livres também apresentam bugs e limitações. Mas, as chances desse tipo de problema serem resolvidos é infinitamente maior. No caso dos softwares proprietários, o problema só é resolvido se a empresa quiser. O fato de não ter ninguém para reclamar no caso dos softwares livres é ruim, mas e quando as pessoas que escutam a sua reclamação não fazem nada, por julgar que o seu pedido não é importante. Como é que se deve proceder? 🙂

    Abraços

  4. Sidney 28/01/2010 em 9:11 pm

    KKKKKKKK,

    Desculpem mas não pude deixar de comentar. Na verdade não existe nenhum bug no cad com relação a isso, essa limitação se deve ao sistema operacional juntamente com o autocad de 32 bits se vocês instalarem um sistema operacional de 64 bits e o cad de 64 bits tudo funcionará perfeitamente.

    Estou terminando o projeto de um galpão que tem bem mais que isso e funciona perfeitamente sem bug algum…

  5. Eduardo alves 08/02/2010 em 11:02 am

    Bom dia,

    Meu autocad 2010 esta muito lento quando conectado a rede corporativa, quando eu tiro o cabo funciona normal e rapido o que pdoe serr isto?

    Grato,

    Eduardo Alves

  6. renato amaral 09/03/2010 em 12:45 am

    boa noite,
    buscando por soluções para o meu problema me deparei com o seu blog e gostaria de saber se vc pode me ajudar.trabalho com autocad 2010 pirata em casa e ao configurar as cores que uso desde o autocad r12 ao colocar preto para o uniform background ao retornar a area de trabalho o programa está escurecendo toda a janela e ao colocar um desenho na tela ele clareia até um tempo voltando a escurecer de novo. já reinstalei o programa que nunca deu problema pois utilizo ele já há algum tempo.
    tenho uma placa de video nvidia geforce 8400
    um amd athlon 64×2 dual core processor 5400+ 2.80 ghz
    2gb de ram.
    se for possivel me mandar a solução ficarei muito grato
    abraço
    renato Tio Tê

  7. paulo 01/05/2010 em 2:22 pm

    tenho istalado autocad2010 quando clico p/ abrir diz ;autocad application parou de funcionar. sera q alguen pode me ajudar grato desde já.

  8. Pablo Lima 02/08/2010 em 2:43 pm

    Meu autocad 2007 esta muito lento quando conectado a rede corporativa, quando eu tiro o cabo funciona normal e rapido o que pdoe serr isto?

  9. Augusto 07/12/2010 em 9:14 am

    Bom Dia!!! To com o mesmo problema do renato, a tela do autocad 2009 está escurecendo sozinha, ficando mto dificil de trabalhar nela. Opções de energia tenho certeza q não é porque este problema só acontece no cad.

    Se alguém tiver resposta por favor me diga.

  10. Ravi 23/12/2010 em 3:33 pm

    Olá, tive um problema curioso hoje, espero que alguém possa me ajudar.
    Perco a seleção de objetos que eu fiz ao executar um comando, o cad pede para selecionar os objetos novamente, o delete não funciona mais para deletar os objetos, mas acho que isso é devido ao outro problema.
    Quem souber de algo que possa resolver, peço que me dê um toque,
    Grato, Ravi Brasileiro

  11. Ruth Coelho 17/04/2011 em 6:20 pm

    Olá, pela primeira vez estou tendo problemas com o cad 2010; trabalho nele, salvo em cad 2007 ou 2004 para enviar a outro escritório e…envio pelo meu e.mail e qdo recebem, simplesmente NINGUÉM consegue abrir e aparece como inválido. Se eu tento abrir através do mesmo e.mail que enviei para a pessoa tb não consigo abrir, nem mesmo salvando para abrir depois. e isso nunca aconteceu. Pode me ajudar???
    Grata

  12. nelson molinari 20/04/2011 em 6:58 am

    Bom dia a todos estou com um problema(?) que pode ser apenas uma configuração que não sei fazer, como relatou o Renato Amaral a tela da área de trabalho “acende” quando eu clico em alguns comandos ou áreas de seleção, mas depois perde a luminosidade uns 40% parecendo “apagar”. Tenho a versão 2011 que funcionava perfeitamente, fiz agora a atualização para o 2012 que apresentou esse “efeito de luminosidade”. 1º achei que seria uma nova função do aplicativo, mas não consegui ainda achar onde desligo isso, mas agora visto que outro usuário tem o mesmo problema numa versão mais antiga, estou começando a achar que pode ser algum bug do aplicativo. Se alguém souber da solução me ajude.
    Uso uma placa de vídeo para games da nvidia (GTX 275) e já setei várias opções no 3dconfig sem sucesso.

  13. Carlos a. Chaves 17/05/2011 em 9:36 am

    Preciso de ajuda, o meu cad 2009, não está abrindo a janela dos arquivos quando quero abrir um. O endereço do arquivo é pedido que seja informado na linha de comando.
    agradeço antecipada-mente a ajuda.

  14. Renato 08/08/2011 em 10:51 am

    Necessito saber como faço para voltar a funcionar meus comandos line e move, o autocad não mais os reconhece. Obrigado

  15. Cesar Paulo 03/01/2012 em 4:23 pm

    Utilizo o Auto Cad 2010, e estou com problema para abrir um determinado arquivo, onde aparece uma mesagem:
    Educational Version – Plot Stamp detected

    E o programa trava, não opera mais nada.

    Com outros arquivos trabalha normalmente.

    Tem como destravar este arquivo?

Deixar Um Comentário