Um dos recursos mais desejados por artistas especializados em modelagem 3d no Blender é o suporte aos chamados N-Gons. Um N-Gon nada mais é que uma face com mais de quatro lados, compondo um modelo 3d. Caso você já tenha usado o Blender 3D, deve ter percebido que em termos de objetos do tipo Mesh, o software só suporta faces com quatro ou três lados apenas. Quando é necessário representar faces com mais de quatro lados, o próprio Blender acaba reorganizando as faces ao redor para que mais faces triangulares sejam criadas e o sistema possa representar os objetos. Isso acaba em algumas situações gerando alguns problemas na modelagem de personagens com detalhes muito pequenos.

O projeto B-Mesh é uma iniciativa para reformular o sistema de modelagem baseado em Mesh do Blender 3D, inclusive adicionando o suporte a representação de N-Gons. Esse projeto esteve por muito tempo parado e com poucas atualizações. Mas, ao que parece o mesmo está segundo em paralelo com o desenvolvimento do Blender 2.50 e já temos inclusive uma versão de testes do sistema, incorporado ao código do Blender 2.50.

Se você quiser testar o B-Mesh, pode fazer o download da versão experimental do Blender 2.50 nesse link.

modelagem3d-blender-ngons-bmesh.png

Antes de testar o sistema é importante ressaltar que o aplicativo está compilado apenas para Windows e será necessário instalar o Microsoft Visual C++ 2008 SP1. Pois o modo como a versão foi compilada requer esse pacote.

Outro ponto interessante e que deve ser lembrado é que o sistema de modelagem 3d do Blender 2.50 ainda não está pronto, o que significa que modelos complexos não pode ser criados ainda, apenas arquivos blend prontos, podem ser abertos. No caso do B-Mesh, os atalhos de teclado do sistema são um pouco diferentes do que estamos habituados no Blender 3D. Por exemplo, a tecla E não aciona o extrude, mas a seleção de faces. Para conhecer as teclas de atalho do B-Mesh, visite esse endereço que mostra uma lista resumida com os controles.

Os N-Gons não são criados de maneira automática na modelagem, mas é necessário acionar um comando chamado Dissolve, para que as faces de uma superfície composta sejam convertidas em N-Gons. Para fazer isso é só acionar tecla X, com algumas faces selecionadas e escolher o Dissolve.