Clicky

Como funciona a correção de gama para artistas 3D?

Na área de computação gráfica existem vários termos que são conhecidos por pessoas mais ligadas as áreas técnicas, mas que para os artistas acabam passando despercebidas. Isso vale para os artistas 3d que estão iniciando os estudos e prática com softwares 3d também, pois os mesmos se concentram apenas na parte de modelagem 3d e renderização, deixando aspectos técnicos das imagens para segundo plano. Por exemplo, nas minhas aulas sempre tento abordar assuntos como Correção de Gama e problemas nas imagens como o famoso efeito Moiré. Esse efeito está ligado a criação de texturas e mapas do tipo displacement e tem relação com a maneira com que percebemos padrões em imagens.

Já a correção de gama se relaciona com o grau de brilho com que percebemos uma imagem. A grande maioria dos softwares 3d permite que algum tipo de correção de gama seja aplicada nas suas renderizações, desde o 3ds Max até o Blender 3D é possível aplicar esse tipo de correção. Mas, qual é o efeito que essa alteração exerce sobre as renderizações. O que justifica conhecer esse tipo de correção?

Caso você se interesse pela parte técnica e teórica da computação gráfica 3d, recomendo fazer o download de um arquivo PDF com um guia sobre correção de gama, organizado por um artista chamado Martin Breidt. (primeiro tutorial da lista)

ajuste-gama-computacao-grafica-3d.jpg

O artigo explica de maneira o funcionamento e as maneiras com que os algoritmos armazenam imagens, tanto no que diz respeito aos softwares 3d e nos dispositivos de visualização. Como você vai perceber ao ler o texto e a descrição do processo no PDF, o problema com a correção de gama é que os ajustes não são lineares. Por exemplo, uma imagem que precisa ser escurecida em 50% não pode ser ajustada com valores de correção equivalentes a 0.5, mas algo próximo de 0.3.

Parece confuso? Para muitas pessoas isso é um pouco contraditório, mas o funcionamento da correção de gama pode ser melhor entendida quando as bases do seu funcionamento, que são os métodos linear e não-linear com que as imagens são armazenadas é totalmente entendido.

Se você estiver aprendendo como funciona o processo de pós-produção e ajuste das imagens, o material e mais que recomendado!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Atualização do Blog « Entreter 07/09/2009 em 12:41 pm

    […] Como funciona a correção de gama para artistas 3D? […]

Deixar Um Comentário