Na última semana publiquei aqui no blog um artigo que comentava sobre o desenvolvimento do novo sistema de modelagem 3D do Blender. O B-Mesh vai fazer uma atualização importante no sistema de representação de objetos do tipo Mesh no Blender, com alterações na parte interna do software e também com mudanças na manipulação dos modelos 3d. Uma das novidades é o suporte aos N-Gons no Blender, que é um dos recursos mais desejados por artistas acostumados com o trabalho de modelagem em softwares como o Cinema 4D, 3ds Max, Softimage e outros. Uma N-Gon nada mais é que uma face com mais de quatro lados, que supera em muito as restrições para usar apenas faces com quatro e três lados.

Como forma de mostrar o funcionamento desse recurso, usando a versão de testes do Blender 3d com o B-Mesh descrita nesse artigo, resolvi elaborar um pequeno tutorial em vídeo mostrando o funcionamento do B-Mesh. O vídeo é bem curto e aborda apenas a deformação dos objetos com a criação de N-Gons.

No vídeo é possível perceber que a interface usada já é a do Blender 3D 2.50 que está incompleta ainda, o que reduz bastante as possibilidades de modelagem e manipulação de qualquer tipo de modelo 3d. No caso do B-Mesh, apenas alguns dos atalhos para modelagem estão funcionando.

O sistema não cria de maneia automática os N-Gons na modelagem 3d, mas pode converter conjuntos de faces selecionadas em N-Gons com o uso de um atalho acionado pela tecla X. Esse atalho se chama Dissolve e pode converter inúmeras faces selecionadas, como mostra o vídeo, em apenas uma face composta por várias arestas. No exemplo do vídeo a ferramenta knife do Blender foi usada para segmentar o modelo 3d de maneira irregular. Depois que o modelo estava bem segmentado, uma conjunto de faces foi convertido para um N-Gon que resultou na criação de uma face única com mais de 7 lados!

Com esse tipo de recurso a modelagem 3d ficará mais limpa e organizada. Mas, para os artistas 3d que não estão acostumados com esse tipo de recurso, o uso de N-Gons pode ser uma armadilha, pois possibilita o uso de técnicas de modelagem mais desorganizadas e que resultam em topologias mais desorganizadas.

Se você quiser fazer o download do arquivo fonte do tutorial em MP4, o mesmo vídeo está disponível no Vimeo.