Nos últimos dias tivemos ótimas notícias para artistas 3d que usam o Blender como plataforma de criação. A primeira delas é o lançamento de uma atualização para a versão 2.49, que agora apresenta uma série de correções para bugs e erros presentes no lançamento dessa versão. O download do Blender 2.49a pode ser realizado nesse link. Outra das notícias que animaram a comunidade de usuários foi a divulgação da lista de artistas que devem participar do projeto Durian, para produzir o terceiro Open Movie. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Blender 3D 2.50 e mostra que o projeto está em andamento.

Como o Blender 3D 2.50 ainda deve demorar até meados do primeiro semestre do próximo ano para ser lançados, podemos continuar estudando e aprendendo a versão 2.49. Esse artigo é sobre um excelente tutorial que foi publicado no Vimeo, já faz alguns dias e que mostra o processo de integração do Blender 3D com o GIMP para fazer projeção de texturas em modelos 3d. Nesse caso o tutorial mostra como é possível adaptar a textura de uma face humana, em modelos 3d que representam essa mesma morforologia.

O tutorial não mostra o processo completo, mas aborda uma das partes mais trabalhosas de ajustar nesse tipo de configuração de texturas que é a parte do olhos.

Blender Projection Texturing (Head) Tutorial from Ben Dansie on Vimeo.

No vídeo é possível acompanhar o uso de uma técnica chamada de projeção de texturas, que consiste na criação de uma imagem renderizada do modelo 3d usando uma câmera ortogonal, para que a textura possa ser pintada no modelo 3d. Assim que essa imagem renderizada usando câmeras ortogonais é gerada, podemos abrir a imagem no GIMP ou Photoshop para fazer o ajuste na textura. Nesse tutorial ao autor faz uso de uma ferramenta muito legal do GIMP chamada de iwarp, que é muito semelhante ao liquify Photoshop. Com o iwarp do GIMP é que fazemos vários efeitos e ajustes em fotografias, como a configuração de uma pessoa que está um pouco acima do peso em outra mais esbelta.

Mesmo que você não entenda a narração realizada pelo autor no decorrer do tutorial, acompanhe com calma o vídeo para reproduzir o procedimento no Blender depois. Se você quiser aprender sobre modelagem de personagens com o Blender, esse vídeo ajudará bastante na composição das texturas para o seu personagem.