A modelagem de móveis e objetos pode acontecer em diversas ferramentas 3d, entre as quais o SketchUp é uma das opções mais intuitivas para trabalhar com design de objetos com fundamentação geométrica. Essa semana mesmo publiquei um artigo sobre a modelagem de uma luminária Arco, que foi realizada totalmente no Blender 3D, mas que poderia ser desenvolvida em qualquer ferramenta. Se você é usuário do SketchUp e gostaria de começar a elaborar a sua base de modelos 3d para montar uma biblioteca com vários móveis para seus projetos, um tutorial publicado no SketchUpeducation vai ajudar a dar os primeiros passos na modelagem de móveis com o SketchUp.

O tutorial mostra o processo completo de modelagem para uma poltrona bem simples, mas que apresenta alguns detalhes interessantes como os encaixes e as costuras do couro que forma a poltrona. Esse tipo de detalhe é muito importante para atribuir realismo aos objetos, e na maioria das vezes esses encaixes acabam sendo representados apenas com texturas do tipo displacement ou para soluções mais drásticas, usamos a própria geometria do modelo 3d.

A imagem abaixo mostra o resultado final do tutorial:

tutorial-modelagem-sketchup-poltrona-3d.jpg

Como você deve perceber pela imagem do modelo 3d resultante do exercício, o autor do tutorial faz uso de alguns plugins do SketchUp para conseguir essa forma no seu projeto. O SketchUp apresenta algumas limitações para trabalhar com bordas arredondadas em modelos 3d e também curvas. Essas deficiências podem ser vencidas facilmente com o uso de alguns plugins. Nesse caso são dois os plugins usados para criar a poltrona:

  • Pipe Along Path: Esse plugin permite fazer extrudes usando curvas ou linhas.
  • Bezier Curves: Com essa ferramenta podemos criar cantos arredondados nos modelos 3d, usando como base curvas bezier.

Ambos os plugins podem ser copiados de maneira gratuito no próprio web site que hospeda o tutorial.

Apesar de apresentar um modelo 3d relativamente simples nesse tutorial, a técnica e os plugins apresentados no tutorial podem ajudar em muito os artistas que ainda estão aprendendo modelo 3d no SketchUp. Com base nesse mesmo tutorial é possível criar diversas variações para o mesmo móvel. Por exemplo, podemos adicionar alguns assentos nas laterais criar um sofá.